quinta-feira, 29 de novembro de 2012

POESIA COM ZÉ LUIZ

 
           

É  preciso sorrir...

  1. Assim como a luz solar
    água que flui no rio
    apresento um desafio
    para você adivinhar

    Me diga: O que é o que é
    que estremece o coração
    tira nossos pés do chão
    ...

    faz a vida ser como é

    Uma aventura alegre e prazerosa

    para quem recebe diariamente
    uma penúria sem precedente
    para quem dele não goza

    Pense longo e sem demora

    nem ouro nem riqueza
    só falo da beleza
    que com a simplicidade aflora

    Para uns é um presente

    Para outros necessidade
    E quando é de verdade
    embala a vida da gente

    Tem dias que sai forçado

    ele é a janela da alma
    reflete a paz e a calma
    ou a dor de um dia pesado

    Seja para alegrar um amigo

    aprovar uma boa ação
    ele é como uma linda canção
    alegra a vida e ainda digo

    É coisa que ninguém ensina

    Toda pessoa sabe fazer
    o velho, a menina e o bebê
    tem esse dom que fascina

    se ainda está indeciso

    deixe seu rosto a denunciar
    brilhe como luz solar
    e me dê logo um sorriso.

    Bom dia e sorria...é preciso sorrir.


    José Luiz Cavalcante.

COLUNA DA MODA COM



Tupanatinga é uma pequena cidade no interior de Pernambuco que se destaca pelo seu clima, aconchego e cultura marcante. Tem como tradição o Festival Multicultural, que acontece em agosto e traz para a cidade, conhecimento cultural e entretenimento, com duração de dez noites. Essa tradição tem como principais atrações, exposição de artistas locais e shows com nomes conhecidos da musicalidade brasileira. Nesta época do ano o consumo é aquecido e a moda é vista, desfilada por homens e mulheres
lá presentes.
          Toda essa introdução se faz importante para explicarmos a nova TAG aqui do Guarda Roupa Dourado (“Invadindo o Guarda Roupa Dourado de”...) que tem como objetivo, mostrar com um novo olhar o comportamento visual de pessoas relacionadas ou não com o mundo da moda. Entretanto, para iniciarmos esta dinâmica convidamos duas garotas Tupanatinguense, que são lindas e estilosas. As estrelas de hoje são duas irmãs unidas (coisadifícildevernestaidade) que, com simpatia e boa vontade abriu as portas do seu Guarda Roupa para a equipe do GRD. Foi uma tarde divertidíssima Wanessa Ayara e Wanysseya Allanna, ficou a vontade e construíram looks enriquecidos de feminilidade.
            Depois que elas mostraram suas opções, construí novas possibilidades de looks, composta com as mesmas peças que elas já tinham. As meninas não tem o hábito de usar acessórios, mas viram como nova opção para realçar o look.
            Wanessa Ayara é estudante de enfermagem, ela adora malhar e é fã de Facebook não tem o hábito de usar acessórios, porém acha bonito nos outros, no seu Guarda Roupa não podem faltar shorts, regatas e maquiagem, ela define seu estilo como: romântico e com uma pitada sexy.
            Wanysseya Allanna é estudante, curte pagode, sertanejo universitário e adora forró. Nas horas de descontração assisti Tevê fama e Super Pop, tem como inspiração de beleza Ana Hinkmann e Dani Souza. Ela tem personalidade forte e no seu estilo a sensualidade é sutil e elegante.



                   Propostas de novos looks por Brisa Estalião
   
 Para Wanessa indiquei umas tendências deste verão muito vista, principalmente em blogs de moda, que é a junção de estampas diferentes no mesmo look, o resultado ficou bem criativo. Ela falou que nunca mais tinha usado esta saia floral e achou a composição do look estampado bem ousado, já a saia com a blusa de tricô preta com transparência, ela adorou e disse que vai usar bastante.
           Para Allanna, indiquei um look com três cores predominantes que realçou o seu corpo e seu tom de pele, ela gostou muito da dica, e disse que vai inserir uma nova visão no seu jeito de vestir.

  Brisa Estalião: Produtora Suzana Roosivet: Fotógrafa

E então o que vocês acharam da nova tag?

Agradecimento especial a Estela Estalião e Cleidvânia Avelino...

 Bjs  e até breve...                

sábado, 24 de novembro de 2012

Receita de Vida à Base do Pequeno Príncipe



Quero antes de morrer ter conhecido uma rosa, tê-la amado, protegido e quem sabe até abandonado. Quero ter tido o direito de conhecer outros lugares. E quem chegar num lugar de sem igual beleza, conhecer a raposa, tê-la cativado, não com recursos, mas sim com atenção, carinho e respeito. 

Conhecido também a serpente – já que a mesma que deu a oportunidade do retorno. 
Quero sentir a vontade de retornar a Terra Natal, saber o valor das coisas pequenas e do que é grande também. 
Quero matar a saudade dos que um dia deixei. Quero ter o direito de fazer um desenho livre sem dar importância para aqueles que olham com o olho seco - seco de beleza- que vive a ditadura do belo e do caro, esquecendo-se da beleza do simples.


Alessandra França

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

VOCE SE SENTE REPRESENTADO PELA ASSEMBLEIA DE PERNAMBUCO?


As vezes que pude assistir às sessões, fiquei profundamente preocupado. Poucos deputados participando e, ainda por cima, apenas alguns estavam prestando atenção e participando com a seriedade necessária a um parlamentar. Muitos nem ao m
enos sentaram para acompanharem as discussões.
Estamos em maus lençóis!!!

Essa bancada, reconhecida muitas vezes pelos títulos de BANCADA DNA, BANCADA DE HERDEIROS, obviamente, não há de traduzir os valores de nosso povo. Não acredito que essa bancada nos represente. Não reconheço seriedade, salvo algumas exceções, é claro.

É vergonhoso para nossa terra de altos coqueiros e de belezas soberbo estendal, em pleno século XXI, ser refém de uma cultura retrógrada de reprodução no qual o cenário político é comparável aos status das capitanias hereditárias.

Durante a greve de quase 4 meses das Universidades Federais, a deputada Estadual Teresa Leitão convocou uma reunião da Comissão de Educação da ALEPE para debater a temática. Apesar de a reunião ter sido muito importante, é impossível não se indignar em razão das ausências dos demais deputados estaduais.

Ficam as perguntas:

- Será que Educação é mesma levada a sério por essa bancada parlamentar?

- Apesar de a deputada Teresa Leitão ser uma excelente lutadora em defesa da Educação, será que essa deveria ser uma luta apenas dela?

Há um descaso das pessoas no que diz respeito à eleição dos deputados. Quando questiono as pessoas, por curiosidade, em quem elas votaram para deputado, é impressionante e igualmente preocupante, o fato de que a maioria não se lembra.

Inevitavelmente, precisamos refletir um pouco mais sobre o papel dos deputados estaduais; sobre a responsabilidade de nós, eleitores, votarmos de maneira consciente e responsável e, inclusive, continuar acompanhando e cobrando o trabalho desenvolvido por cada parlamentar.

Como educador, estou imensamente preocupado.

Necessitamos de mais educadores na Assembleia Legislativa. Precisamos contar com mais parlamentares dedicados, como a deputada Teresa Leitão, à causa da Educação. O que vamos fazer nas eleições de 2014? Cruzaremos os braços e legitimaremos esse modelo hereditário?

Pense nisso. Cada um pode fazer a diferença.

Acreditar e agir, eis a questão.

Correspondente Prof. Dilson Cavalcanti – UFPE
Publicação do blog Buique e Cia.
 

 O prof. Dilson Cavalcanti é natural de Tupanatinga-PE; Atualmente é doutorando em Ciências e Matemática (UFRPE), professor e pesquisador da UFPE.

 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bacia leiteira em colapso, em Pernambuco


A mais longa estiagem dos últimos 50 anos no Nordeste reduziu em 55% a produção de leite no Agreste pernambucano, que caiu de 2,3 milhões de litros/dia para 900 mil litros/dia. 

Pecuaristas com fazendas entre os municípios de Venturosa, Itaíba, Águas Belas, Pedra e Tupanatinga, que integram o complexo da bacia leiteira, entraram em desespero para manter o gado por falta de pasto. 

A palma, principal alimento fornecedor de energia aos animais, praticamente acabou. A Adagro, órgão da Secretaria de Agricultura, ainda acredita que exista palma até dezembro, o que, na prática, representaria apenas 20% do plantio em raras propriedades. Diante disso, os mais desesperados resolveram transportar o rebanho de vacas leiteiras para o vizinho Estado de Alagoas, onde ainda há muita palma.

 O destino é a cidade de Jaramataia, a 250 km de Venturosa, maior produtora de leite do Estado. Aos que resistem em manter o plantel nas fazendas de origem as alternativas para manter o gado vão ficando escassas e caras. 

Palha de cana e a própria cana, importadas das usinas na Zona da Mata pernambucana, são opções que restam, mas de custo elevado. Uma carga de caminhão de palha custa R$ 1,2 mil, mas chorando muito é possível adquirir a um preço mais em conta.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A MINHA CIDADE TUPANATINGA


A Cidade de Tupanatinga é localizada numa região que durante muito tempo fora habitada por uma nação indígena. A partir do século 19 começa-se seu povoamento com o Sítio de propriedade do Sr. Felipe Neri, pertencente à Cidade de Buíque.  Devido a grande quantidade e qualidade de agua existente na região, os viajantes que por ali passavam iam fixando residência e no decorrer de algum tempo o Sítio tornara-se uma pequena vila.

O Sr. Felipe Neri, possivelmente descendente de escravos, grande detentor das terras cedeu uma área ideal para que a comunidade construísse uma capela. Outro senhor chamado José da Silva, foi até ao estado da Bahia e comprou uma imagem para a capela. A imagem era de Santa Clara, nome que passou a denominar a pequena vila que se formava.

Distrito criado com a denominação de Santa Clara, pelo decreto-lei estadual, nº 235, de 0912-1938, subordinado ao município de Buíque.

Em 1944, por deliberação de autoridades governamentais o jornalista historiador Mário Melo, foi designado para uma revisão nos topônimos das localidades pernambucanas, resultando, assim, a substituição do nome de Santa Clara para Tupanatinga, vocábulo indígena que significa: deusa branca. (SANTA=DEUSA=TUPANA e BRANCA=CLARA=TINGA), portanto TUPANATINGA.

Elevado à categoria do município com a denominação de Tupanatinga, pela lei estadual nº 4959, de 20-12-1963, desmembrado de Buíque e Inajá, sede no antigo distrito de Tupanatinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-03-1964.


por Edimilson 

A CIDADE DE DE BUíQUE E SUA HISTÓRIA


O município de Buíque começou a ser povoado em 1752, quando ainda era conhecido por Campos de Buíque. De acordo com historiadores, o nome do local tem origem na linguagem Tupi, e significa "Lugar de Cobras". Contudo, os moradores do lugar têm outra versão para a origem do nome, e contam que os índios que habitavam essa região utilizavam uma trombeta cujo som produzido se assemelhava ao nome da cidade.

Buíque foi elevada à categoria de vila em 1854 sob a denominação de Vila Nova do Buíque, então desmembrada do território de Garanhuns, e em 1899, elevada à categoria de cidade. A cidade tem como atrativo principal o Vale do Catimbau, que cujas formações geológicas impressionam por sua beleza.


Blog Magno Martins
por Adauto Nilo