O carnaval de Tupanatinga, amiúde, comprova que tem foliões de verdade, e assim como em Recife, a grande paixão é o Frevo.
Foram quatro dias debaixo de chuveiros, instalados na praça Cel. José Emilio de Melo, específicos para os festejos carnavalescos. Para animar os foliões, o tom foi dado pelo frevo pernambucano, grande destaque do Carnaval da nossa Cidade. Para o vocalista da banda Matrix, da cidade do Recife, Tupanatinga é a bandeira do Frevo no interior do Estado. O que faz com que o nosso carnaval seja uma festa típica e tradicional no cenário carnavalesco pernambucano. Aja animação e descontração! Carnaval de Tupanatinga é espetáculo.
Destacamos a maior participação de foliões fantasiados, como o tradicional bloco das virgens e o desfile do Jaraguá. Outros fantasiados (individualmente) coloriram a praça.
A novidade neste ano foi o bloco do “grupo da terceira idade” (grupo que já se destaca noutros eventos). Nesta edição do carnaval de Tupanatinga brincaram democraticamente todas as gerações e classes sociais.
Portanto, toda essa alegria carnavalesca atravessa gerações. Foliões do passado como seu Dodô, seu Alexandre e os saudosos Pedro Gomes, Genesio Vieira e Pedro Ferro foram os precursores do carnaval de Tupanatinga.
O Carnaval é momento de recordar com muito saudosismo outros carnavais; lembrar com saudade dos velhos sambas, velhos frevos, chorinhos de viola e cavaquinhos; na voz dos grandes poetas que inventaram o Carnaval (Ataulfo Alves, Pixinguinha, Jamelão, Noel Rosa e Capiba). E por que não lembrar também os nossos músicos: Zezinho de Lô, Inácio de Loló, Jabacó, Israel Oliveira e outros violões apaixonados que as cinzas desses velhos carnavais empoeiraram de velhice e esquecimentos.
João de Izais e José Eloi (De), dois guardiões fieis ao frevo e ao carnaval da nossa Cidade. Juntos, foram a força motivadora deste histórico evento, em épocas de poucos recursos e nenhum apoio governamental, mas que arrastavam multidões pelas ruas e praças da cidade; com direito a desfiles de Rainha, Rei momo, papangu, jaraguá e bloco das Virgens (Jabacó, Teófilo, Israel e Dedé de Dona Izaura).
Todas as gerações, hoje em uníssono, pulam no ritmo do frevo, pagode e axé.
Parabéns aos organizadores deste evento. O Carnaval de Tupanatinga é histórico e significativo pela magnitude do seu presente.
No Carnaval descobrimos uma alma vasta, feita de paixão e folia. O carnaval é breve e requer intensidade; como a vida.
Um comentário:
Essa é minha terra meu berço e raiz minha historia (tupanatinga terra maravilhosa)Todos os amigos que ai deichei e de todos aqueles que vi parti os tenho até hoje nunca os esqueçi os guardo em um cantinho secreto dentro de meu coração.
(ANA PAULA DE SOUSA SAUVADOR)
Postar um comentário