sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Bia Dandô: referência da cultura negra de Tupanatinga se despede deixando um legado de alegria e resistência

 

Mulher alegre e apaixonada pelo samba marcou gerações na comunidade cultural de Tupanatinga


Faleceu na manhã de quinta feira , (19), aos 86 anos, Bia Dandô, importante referência da cultura popular de Tupanatinga. Conhecida por sua alegria, simplicidade e amor pelo samba, ela vinha enfrentando problemas de saúde relacionados aos ossos e à coluna.

Presença constante nas atividades culturais do município, Bia Dandô construiu ao longo da vida uma relação de afeto e respeito com os integrantes dos grupos tradicionais. Para muitos, foi mais que uma companheira de cultura: tornou-se uma verdadeira mãe de coração.

“Ela era uma segunda mãe para muitos de nós. Sua perda será sentida, mas seu legado viverá para sempre”, afirmou Manoel, da Banda de Pífano.

Juciana, integrante do Samba de Coco, também ressaltou a importância de Bia Dandô para o fortalecimento da cultura local:
“Ela sempre foi uma das integrantes que mais amou a nossa cultura, sempre muito respeitosa com todos. Sou grata por cada ensinamento e conselho que ela nos deu.”

Bia Dandô será lembrada como uma guardiã da cultura afro-brasileira em Tupanatinga, símbolo de resistência, afeto e compromisso com as tradições populares. Sua presença nos encontros culturais, rodas de samba e atividades comunitárias ajudou a manter viva a memória coletiva e a fortalecer os laços entre gerações.

O sepultamento será realizado no Cemitério da Cidade de Tupanatinga, na manhã desta sexta-feira.          

por Edimilson,

fotos: Lalinha do Coco.

Nenhum comentário: