quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ANDRE LUIZ, ERÓI DA RESISTÊNCIA





" André Luiz, rapaz esse menino estuda como louco!!!, por diversas vezes ele já explicou no meu lugar, acho que sabia a matéria mais do que eu!."

  • Sobre persistência e exemplos de vida
    Por Zé Luiz

    Terá nesse mundo, onde tem dias que o mal parece vencer o bem, onde tem dias que a morte parece prevalecer em detrimento da vida, onde tem dias que o amor e fé em Deus parecem sucumbir a valoração da futilidade e da maldade, alegria maior, do que saber que tem gente que acredita e vence? Alegria maior que saber que alguém que você gosta conseguiu vencer os obstáculos e adversidades e lutou até conquistar o que sonhou?

    Sou um homem de fé, como educador, não posso em momento algum perder a fé e a esperança na humanidade, pois é para ela que acordo todos os dias e vou a universidades e escolas para aprender e ensinar. Tal qual nosso Mestre Paulo Freire ensinava; o nosso exemplo, o nosso amor pela docência e pelo outro são primordiais nos enfrentamentos, não só dá prática pedagógica, mas de nossa vida em todas as suas dimensões.

    Portanto, nesses dias que nos parecem tenebrosos, sempre haveremos de nos revestir de amor, ternura e caridade. Pois é no cultivo desses valores e sentimentos que poderemos perceber no momento mais escuro a possibilidade da luz divina e da esperança raiarem como triunfo do bem sobre o mal, em suas mais diversas dimensões. Talvez essa seja uma boa lição para discutir no próximo seminário, minicurso, aula ou qualquer outro momento de aprendizagem.
    Mas onde encontrar elementos para organizar o planejamento dessa aula? Onde buscar subsídios para essa transposição?

    Em dias que recebemos noticias que nos deixam perplexos, como a tragédia de Santa Maria, talvez seja uma boa para reflexão...porém não é para ficarmos de braços cruzados, temos que agir! Reflexão na ação!
    Aos poucos poderemos enxergar lampejos de esperança onde tudo parece perdido.
    Essa minha reflexão de hoje veio da bonita história de vida de André Luiz que sonhou, lutou e conquistou o que queria, notícias como essa me deixa extasido de felicidade e me deixam fortalecido para enfrentar a luta diária.

    Hoje cedo, com vontade de escrever algo por aqui, fiz o login mais me faltava o assunto, foi quando num post de Neto De Duca, estava estampada a notícia da aprovação de André Luiz no curso de Medicina, para quem não conhece sua história até é uma coisa normal, digna de algumas congratulações e só. Mas num país como nosso onde a injustiças sociais, descrepâncias, corrupção e outras "cositas" mais, perseguir um sonho desses não é fácil e não foi. Neto acompanhou de perto a luta de Andre, eu acompanhei a da mãe dele.

    Trabalhando na Unidade Mista de Saúde Santa Clara por quase dois anos acompanhei de perto a trajetória de Joana Matilde e seus três garotos, para com dignidade correrem atrás de seus sonhos. Na época, Joana mãe e profissional exemplar, não media esforços e trabalhava para além de suas forças para ajudar os seus garotos, sempre com fé, bom humor e dignidade.

    Na ocasião, já me preparando para morar em monteiro recebi André para mais um embate com os vestibulares, mesmo de forma precária, pois era uma casa muito engraçada, se é que me entendem. Mas fiz isso com muito carinho e zelo pois sabia que aquele menino merecia e tinha futuro. Não foi daquela vez, mas ele não desistiu.

    Outro dia desses em uma atividade acadêmica no Recife conheci um professor do IFPE - Afogados, ele é de Vitória de Santo Antão e já havia trabalhando em cursinhos no Recife, conversamos sobre vários assuntos, até que disse de onde eu era, ele respondeu: Tupanatinga já tive um aluno de lá... André Luiz, rapaz esse menino estuda como louco, por diversas vezes ele já explicou no meu lugar, acho que sabia a matéria mais do que eu.

    Já fazem quase 10 anos que moro em Monteiro e hoje recebi essa notícia maravilhosa. Parabéns Andre!!! Parabéns Joana!!! Parabéns para sua família!!!

    São esses exemplos de vida que me fazem partir feliz para próxima aula, para escrever o próximo texto, para sonhar com um amanhã melhor.

    Neto igualou o nome de Andre a persistência. Persistência do verbo Persistir significa a ação daquele persevera, que perdura, que não desisti. Sua origem etimologica vem da análise dos vinhos e a duração de sua espuma, quando passam por processos de agitação, ou seja, não perdem sua essência, perduram.
    É por isso que nesta tarde vou dar aulas mais feliz, na certeza de que próximo Andre Luiz pode estar sentado numa daquelas fileiras e se eu puder contribuir para o seu sonho ficarei realizado como Educador.

Nenhum comentário: