quarta-feira, 6 de abril de 2016

ARTE E FÉ NA VIA SACRA ATRAIRAM DEZENAS DE FIEIS EM TUPANATINGA

A arte sempre será necessária em todos espaço em que a vida humana respire. Seja musica, cinema, teatro, pintura, artesanato, dança, literatura, todas elas ajudam a exprimir sentimentos, ideias,  saberes, pensamentos,etc.

A Igreja católica sempre cooperou com a arte. O que diria então o Aleijadinho

grande escultor mineiro reponsavel pelas belas esculturas dos santos e profetas para propagar a fé nos templos em Minas Gerais, Miguel Ângelo em Roma, etc. E a paixão de Cristo maior espatulo cenográfico visto no  mundo.
Em Tupanatinga, no período da semana santa vivenciamos este encontro da arte com a religião na caminhada penitencial na  sexta feira Santa na Via Sacra,onde em cada estação são encenadas os principais momentos de sofrimentos da paixão de Cristo.

A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X).(Wikipédia)


          Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI. Há muitas meditações da Via Sacra. .(Wikipédia)

Segundo o Jovem Adriano Santana, as encenações realizadas por grupos de jovens católicos, ajudam aos fieis na reflexão e devoção durante a procissão da paixão:
  Vale ressaltar a importante participação dos jovens católicos que encenaram perfeitamente a Via – Sacra durante a caminhada penitencial na madrugada da Sexta – Santa com destino ao Cruzeiro da cidade, os jovens através da arte ajudaram a comunidade a refletir ainda mais os passos de Jesus até a sua morte." 





Nenhum comentário: