sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cultura com Marilena Chaui

"Conformismo e resistência": Marilena Chaui analisa a cultura popular

“Se um dia a democracia for possível neste país, ela nascerá dos movimentos sociais e populares, do contrapoder social e político que transforma a plebe em cidadã e os cidadãos em sujeitos que declaram suas diferenças e manifestam seus conflitos”. Esta frase da filósofa Marilena Chaui é usada por Homero Santiago, organizador do quarto volume da coleção Escritos de Marilena Chaui, para apresentar o livro Conformismo e resistência.


Marilena Chaui é uma das grandes pensadoras do Brasil, professora de História da Filosofia de Filosofia Política na USP.Marilena Chaui é uma das grandes pensadoras do Brasil, professora de História da Filosofia de Filosofia Política na USP.
Esta edição é dividida em quatro partes e traz um caso paradigmático do rico diálogo travado pela obra da filósofa com as ciências sociais brasileiras a partir de uma questão fundamental: O que é a cultura popular e qual forma específica ela assume em nosso país?

O livro soma diversos ensaios, depoimentos, conferências e artigos de jornal produzidos nas décadas de 1970 e 1980 pela pensadora. O ponto mais alto dessa incursão é o texto “Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular”.

Trata-se de uma investigação aprofundada que Marilena faz para apreender a originalidade da cultura popular como uma lógica ou um saber particular que, ao mesmo tempo em que adere ao estado atual e reproduz o autoritarismo das elites, também é capaz de opor-se ao sistema e expressa o desejo de liberdade próprio das classes populares.

Segundo define Santiago, “crucial é a opção teórica e política de Marilena Chauí, exprimida quer sob forma emotiva quer rigorosamente justificada, como nos textos deste volume. Contra a concepção de que o poder deve ser mantido à distância da plebe, leia-se gentinha ignorante, instável, interesseira, que menospreza a ética, pensa com o bolso, vota com o estômago e chega ao cúmulo hoje de frequentar aeroportos portando seus hábitos de rodoviária. A favor daqueles que, nem heróis, nem coitados, detêm um saber, uma lógica, uma cultura ambíguos, entre conformismo e resistência, e que por isso mesmo fornecem a base de qualquer projeto futuro de democracia radical, isto é, verdadeira”.



Informações:
Título: Conformismo e resistência
Autora: Marilena Chaui
Organizador: Homero Santiago
Coleção: Escritos de Marilena Chaui
Editoras: Autêntica e Fundação Perseu Abramo

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

Nenhum comentário: