quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O FREVO, PATRIMÔNIO IMATERIAL CULTURAL DA HUMANIDADE


 Pernambucanos estão felizes e de parabéns com o reconhecimento pela UNESCO do Frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade, em Paris, nesta quarta-feira (05).

Em 2007, o Frevo tornou-se patrimônio imaterial cultural Nacional, e em Pernambuco o Frevo representa a identidade cultural dos pernambucos. Para o Governador o Frevo é o que tem de melhor: "Não há nada que represente melhor Pernambuco do que o frevo. É a marca fundamental de nossa identidade. Por isso, é motivo de orgulho para todos nós esta conquista", disse o governador, logo depois de receber a comunicação por telefone da concessão.

Pernambuco é um estado rico culturalmente e a força cultural já está desde cedo na veia. Quer seja na zona da mata com seu maracatu rural, no litoral com o coco de roda, no sertão e o agreste com os repentes, cordéis e o forró pé de serra, fazem deste estado um dos celeiros da cultura popular mais diversificada do Pais.

A Musica, a literatura, a pintura e o cinema também se manifestam com a mesma grandeza.  Pernambuco é destaque pelo seu diferencial cultural.

 O Frevo é o resultado de toda essa busca, toda dimensão que se manifesta com profundidade, amplitude e devoção artística.

Estiveram presentes neste evento em Paris, a Ministra da Cultura Marta Suplicy (PT), o Senador Humberto Costa (PT), o secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão e a secretária municipal de Cultura, de Olinda Márcia Souto.

Nenhum comentário: