Um dos museus mais visitados de Pernambuco, o Museu do Barro de Caruaru está instalado num prédio moderno, localizado ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde todos os anos concentram-se as comemorações do São João do município. O Museu do Barro destaca em suas coleções os principais pólos de cerâmica popular da região, enfatizando sua preservação e promoção. O museu está situado no Espaço Zé Caboclo, assim batizado em homenagem a um dos mais conhecidos artesãos do Alto do Moura, povoado famoso por sua forte cultura de raiz e localizado a seis quilômetros do centro de Caruaru. Também no Alto do Moura viveu outro artista, o exímio modelador do barro, Mestre Vitalino. O Museu do Barro possui 67 peças de autoria deste mestre.
O acervo do museu é composto por cerca de 2.300 peças, entre cerâmica utilitária, decorativa, figurativa e ex-votos. O espaço expositivo do museu está composto pelas seguintes salas: Ceramistas do Alto do Moura, Mestre Vitalino e sua família, Coleção Abelardo Rodrigues e Pinacoteca Luiza Maciel, que expõe telas de artistas de Caruaru retratando a cidade e suas tradições. Além disso, o museu conta com uma sala para exposições de curta duração e ações educativas.
Abrem a exposição de cerâmica do museu peças de Zé Caboclo, Ernestina, Zé Rodrigues e Manuel Eudócio, os mais antigos artesãos caruaruenses. O circuito de exposição do Museu do Barro tem um formato didático que mostra o processo criativo da arte em cerâmica, através de textos e painéis fotográficos complementados por instrumentos de trabalho dos ceramistas. O Mubac faz parte da rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Nenhum comentário:
Postar um comentário