Uma noite de celebração da cultura Popular Afro-brasileira de Tupanatinga
edimilson
.Em Tupanatinga, o Dia da Consciência Negra, realizado nesta quarta-feira, 20 de novembro, foi marcado por uma rica programação dedicada à valorização da cultura afro-brasileira. O evento destacou homenagens a mestres da cultura popular afro-brasileira, a exibição do documentário Samba de Coco Raiz de Tupanatinga . .
Organizado pela Associação de Cultura e Jovens de Tupanatinga (ACJT), o evento teve como objetivo fortalecer as tradições culturais afro-brasileiras na cidade. Em sua primeira edição, o encontro também contou com exposições de artesanato, apresentações musicais, danças, um bate-papo descontraído e momentos emocionantes durante a exibição do documentário, produzido por José Luiz Cavalcante. O filme foi financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Tupanatinga. A iniciativa reforçou a importância de preservar e valorizar as raízes afro-brasileiras e a resistência de seus ancestrais. .
A programação começou às 19h, na Praça Coronel José Emílio de Melo, e reuniu o grupo de Samba de Coco e seus familiares, além do grupo de Capoeira Nego Fujão de Tupanatinga, com a presença de seus membros, alunos e familiares. Professores e estudantes das redes municipais e estaduais também marcaram presença, contribuindo para uma ampla adesão. .
Antônio Soares, presidente da ACJT, ressaltou a relevância do evento como um marco inicial para futuras edições, destacando a necessidade de continuidade dessa celebração cultural. Após a exibição do documentário, os participantes e representantes dos movimentos culturais trocaram elogios, parabenizações e manifestações de solidariedade, consolidando um momento de união e reconhecimento. .
A celebração reafirmou o compromisso de Tupanatinga com a preservação e a valorização da cultura afro-brasileira, fortalecendo laços comunitários e culturais.
.jpeg)