segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ações em Prol da Cultura

O Brasil, através do Ministério da Cultura, está sendo reinventado culturalmente. Está chegado,em todos os recantos do país, ações de cidadania objetivando o regaste da identidade e da auto-estima do povo. Projetos de melhoria de qualidade de vida das comunidades estão valorizando os saberes e estimulando os fazeres das pessoas, quer seja na musica, na dança, na literatura,etc.

Aqui em Tupanatinga, com a criação da Associação de Cultura e Jovens, estamos pesquisando e resgatando a cultura popular, e a cultura de um modo geral: samba de coco, reisado, poetas, repentistas, historiadores, pensadores, pintores, artesãs, músicos, escritores,etc. Nosso objetivo agora é criar um sistema de cultura que consolide todo nosso trabalho, e torne o processo de culturalização contínuo através da comunidade organizada, das escolas,e da aplicação de políticas governamentais.


Sala de Cinema voltado para exibição de obras Brasileiras, dentro de uma ação pedagógica, já é uma realidade em pequenas comunidades carentes onde a sétima arte somente era vista através de TV e DVD.

Bibliotecas com grandes acervos e funcionários capacitados para estimular o hábito de leitura já é uma ação real em várias cidades brasileiras.

As manifestações folclóricas e populares como Samba de Coco, reisado, são gonçalo, maracatu, bumba meu boi, etc. têm seus espaços e públicos garantidos.

Se estas ações e outras não mencionadas estiverem dentro de um ciclo sustentável, em que seja garantida sua continuidade, deste Brasil nascerá um outro Brasil, com certeza livre e com índices de desenvolvimento superior a qualquer outra Nação.

A Cultura é a nova fome do Brasil e do Mundo. Não é uma questão utópica. É Educacional. A educação sem a cultura, como é hoje, está patinando sem sair do caos. "Se o povo, o presidente e os partidos políticos não se unirem em uma ação em prol da Educação, o país poderá parar", disse o Senador Cristovam Buarque.

Os investimentos que o governo está fazendo em cultura, através do Ministério da Cultura é também um investimento em Educação. Em nossa Cidade, a prefeitura já está sendo contemplada por duas ações do Ministério da Cultura: ampliação da biblioteca e equipamentos para instalação de uma Sala de Cinema previstos para os próximos dois meses.

O Prefeito espera,ainda este ano, conseguir um espaço cultural para Cidade.