domingo, 27 de junho de 2010

O SAMBA DE COCO RAIZES DE TUPANATINGA NO SÃO JOÃO DOS SERTÕES DE ARCOVERDE


O Samba de Coco Raízes de Tupanatinga, dia 22 de junho, foi umas das atrações do palco da Cultura, em Arcoverde. Com uma roupagem moderna, diversificada, mas sem perder a originalidade cultural, o grupo cantou , recitou e dançou o coco na maestria do puxador do Samba, Severino Carquejo e Mariquinha do Coco.

O grupo além das músicas e das danças tradicionais inovou com encenações teatrais para homenagear o Reisado que também já foi uma tradição na cultural popular da região.
Durante a apresentação o grupo foi fotogrado, filmado e aplaudido o que é gratificante. Sinal que o trabalho agradou.

As festividades Juninas realizadas na Cidade de Arcoverde têm importância histórica porque promove um grande encontro da diversidade cultural, resgatando valores populares da região, transformando-se em um pólo de intercambio cultura entre interior e capital. E graça a este trabalho, este pólo é reconhecido tanto no País e internacionalmente.

Valores como samba de coco Raízes de Arcoverde e o Cordel do Fogo cantado já excursionaram pelo Brasil afora a até no Exterior.

Com um caráter criativo a inclusão cultural vem contribuindo com uma grande inovação nas artes e sobretudo na cultura musical do nosso estado.

Daí a importância do nosso samba que bebe da mesma cultura apresentar também sua particularidade.

O trabalho de resgate do Samba vem sendo realizado pela Associação de Cultura e Jovens de Tupanatinga e atualmente este trabalho tem progredido graça ao apoio da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura, que aos poucos vem desempenhando seu papel.

A performance do Projeto é do Diretor de Artes Cênica Alan Shimita o qual enriqueceu valiosamente a apresentação do Grupo, ensinando técnicas e posturas para se fazer uma perfeita apresentação artística e cultural.

















Nenhum comentário: