sábado, 7 de junho de 2008

MOVIMENTO PRO-CULTURA E JUVENTUDE DE TUPANATINGA CRIA ASSOCIAÇÃO CULTURAL


Reunião cria a ASSOCIAÇÃO DE CULTURA E JUVENTUDE DE TUPANATINGA. Foi (neste domingo, primeiro de junho de 2008, às 14 horas) no auditório da escola municipal Manoel Borba, com a presença de jovens, educadores, comerciantes e comunidades culturais: samba de coco, grupo de capoeiras, músicos e demais membros da sociedade sensível a causa cultural da nossa Cidade.

Durante o encontro foram debatidos o empobrecimento cultural e a falta de lazer para juventude (esportes e atividades culturais: cinema, teatro, dança, etc.), enquanto que o consumo do alcoolismo e das drogas aumentam cada vez mais, principalmente nos jovens. Estes, cada vez mais, ausentes das salas de aulas e distantes de uma boa colocação em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Foi revisto um pouco da historia cultural da nossa comunidade, já que segundo os educadores e pensadores da cultura, toda sociedade, desde as mais simples até as mais complexas, possuem a sua cultura. Tupanatinga, apresenta variedades culturais significantes. Nas danças: coco, reisado, capoeiras, forro, xaxado. Na poesia: repentista, cordel e letristas. Na música: aboios e toadas, lavadeiras e rezadeiras, cantores e cantoras. Ademais tem pintores, escritores, artesãos, etc.
Lembre-se que o samba de coco foi um dos primeiros movimentos culturais da nossa Cidade.
.

Um dos objetivos da associação, é contribuir para o assessoramento e apoio aos movimentos culturais locais, resgatando e promovendo a inclusão cultural dos valores que vivem no anonimato. Também despertar, se possível, as autoridades políticas e empresarias para a importância de investimentos e incentivo na cultura popular da nossa comunidade. Contribuindo assim para a harmonia e paz da cidade, e atraindo sempre mais os turistas e visitantes para os nossos eventos que já são tradicionais na região.
A Cultura é de suma importância para educação dos nossos jovens, e de toda a sociedade, já que a cultura contribui para o aumento do apetite da leitura, artes e literatura, proporcionado ambientes educacionais, diminuindo a violência: menos álcool e drogas; mais artes, mais vida; mais consciência e conscientização.


Concluídos os debates, foram eleitos, por aclamação, os cargos da Diretoria Executiva da associação: Presidente, vice-presidente, tesoureiros, secretários, e conselho fiscal.

A promoção de eventos culturais na cidade é vital para o fortalecimento e conscientização da sociedade. O que a tornará, inexoravelmente, mais atuante.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa iniciativa é muito louvável e admirável, tendo em vista e defasagem cultural existente em nosso município. Onde os políticos só pensam em encher os próprios bolsos.
Tenho como exemplo de vida, e isso não é novidade, a historia de meu pai Naná e partindo disto quero me engajar em tudo o que ele gostava, e por tabela aprendi gostar: política, esportes, desenvolvimento da cidade e sem duvidas cultura e educação. Por isso me boto e disposição deste grupo, não só pra ajudar no que for preciso, não apenas para dispor da Radio Tupanatinga FM 104,9 MHZ, marco histórico criado por ele e que darei continuidade, mais sim trabalhado junto a causa que é digna e justa.
No mais quero parabenizar o IR. José Edimilson pela inciativa tomada, mais uma de tantas que já vinheram e estão por vir.

Unknown disse...

Acredito da educação como um modo de revolução. Educação e cultura se confundem como uma coisa só.
Nisto devem se engajar os grandes homens.
Promover cultura é uma forma de fazer política, verdadeiramente.