segunda-feira, 9 de março de 2009

Consagração do Carnaval de Tupanatinga





A MAGIA

O Carnaval do interior do estado demonstra a grandeza de que os pernambucanos são bons foliões e faz da folia carnavalesca um espaço não só de lazer, mas também para manifestar suas emoções, desalentos, historia e, sobretudo cultura.

Tupanatinga, 300 km da capital, localizada no agreste do estado, ainda não é alternativa maior para os foliões das cidades vizinhas devido à falta de ingredientes culturais associados ao carnaval que tenham por objetivo elevar nossa auto-estima e resgatar o passado carnavalesco históricos. Embora, asseguramos, o nosso Carnaval tem potencial superior a muitos Carnavais da região.

No nosso Carnaval é o Frevo que contagia: o ritmo Pernambucano incendeia e eletriza os foliões.
No quesito originalidade o nosso carnaval tem uma longa historia caracterizada por um povo que sempre amou e fez o Carnaval de rua: desfiles, concursos de rainha, reis momos, papangu, Zé Pereira, blocos, banho de chuveiro, etc.

Com a participação de grandes foliões de varias idades: velhos, adultos, jovens e crianças que foram fazendo história, isso de longas datas, época em que não havia recursos governamentais.
Grandes foliões como Seu Dodô, Seu Marcos Serafim (primeiro fotografo da Cidade), Pedro Ferro, Pedro Gomes, João de Isaías, José Elói (Dê) e o vereador Idelfonso muito fizeram para que esta festa se perpetuasse por todas as gerações. Foram os precursores da uma geração de jovens foliões que faziam dos três dias de carnaval um grande momento de alegria e descontração, numa época de grandes dificuldades e empobrecimento generalizado no interior deste Pais.

Hoje, nosso carnaval continua esbanjando criatividade e satisfação. Poucos são os jovens que se ausentam da cidade, apesar das boas opções em Cidades como Buique e Arcoverde. É aqui, em Tupanatinga, que os nossos foliões mais se divertem.
.
O GALO, APESAR DO SUSTO, APROVOU O FREVO E NO PRÓXIMO ANO QUER MAIS

Para conferir a presença do Frevo em nosso Carnaval, o GALO DA MADRUGADA, diretamente do Recife, Capital do Frevo, mandou seu representante que nos prestigiou com sua beleza, requinte e majestade: esteve todo o tempo sinalizando sua aprovação e demonstrou contentamento com o nosso Carnaval.
Embora tenha havido um episódio em que ele mudou de cor e ameaçou brigar de galo; foi quando a banda Arreio Elétrico pousou de vaqueiro e quis transformar os foliões em gado.
As vaias foram unânimes.
A banda partiu para Buique e, o frevo voltou com mais força; o galo tomou de volta sua cor e tudo se normalizou. A banda NAÇÃO BRASILEIRA deu um show de diversidade musical Pernambucana, tocando todos os ritmos: frevo, coco, maracatu, baião, ciranda, maxixe... E ai!... Embocou no mangue: “haja folia e fôlego!... o povo pedindo mais!...” ("A Banda Arreio Elétrico exagerou e não foi respeitosa com a nossa festa").
O GALO DA MADRUGADA feliz com nosso frevo e com a presença do maracatu avisou ao escultor Maciel, responsável pela ornamentação brilhante do evento, que no próximo ano quer está representado em toda a praça e desfilando em toda a avenida.

Os chuveiros instalados, na praça Cel. Jose Emilio de Melo, debaixo de um sol verdadeiramente tropical e ao som de um FREVO eletrizante, foram a dose certa para estimular e arrastar multidões que começam a foliar a partir das 14 horas, e foram até a meia noite. As participações dos blocos realçaram o carnaval com criatividade e animação, fortalecendo a beleza e o encanto da festa: “HAVAINA DE PAU” que já é tradição, e o estreante, polêmico “QUEM AMA PERDOA”, JARAGUÁ, E IDOSOS NA FOLIA. Este participou pelo segundo ano consecutivo. Já conseguiu seu espaço e deu banho de folia, energia e muito frevo. É um dos maiores destaque do Carnaval.
O bloco é um projeto da Secretaria de Assistência Social formado pelo grupo da terceira idade, através do diretor Zairo.

O BLOCO DO JARAGUÁ RESGATOU VELHOS PERSONGENS DO CARNAVAL
.
Um momento de muita importância foi a participação do Bloco do Jaraguá, que sem recursos e imperceptível, resgata com muita propriedade personagens folclórica do nosso carnaval de rua: Jaraguá, papangu, mela- mela e outros fantoches culturais. Idealizado por Amarelinho, o bloco é composto por um grupo de amigos músicos percussionistas que na sexta- feira já começam a batucada, foliando nas ruas e avenidas. O bloco também foi convidado para puxar os blocos das escolas municipais Eva Cordeiro e Manoel Barba que junto com professores e alunos fizeram a abertura do carnaval poucos dias antes do frevo oficial.
O Carnaval de Tupanatinga já se consagrou: Pela qualidade dos seus foliões, pela familiaridade e hospitalidade do seu povo, pela sua historia e sua cultura e, sobretudo, pela paz que proporciona, não gerando violência, consolidando-se em uma festa tipicamente tradicional e familiar, declarou o Sargento GUNTEMBERGUE que esteve de plantão durante todo o evento festivo.







2 comentários:

eliana disse...

o carnaval de Tupanatinga sim é um dos melhores da ragiaoa,pois temos orguhor de participar desta festa maravilhosa,nos diveritmos com a familia tuanatingense e visitantes que nos prestigiam todos anos,assim o trasfotmando num carnaval da alegria e da paz!!!!!!!!!

wanessa disse...

Teem Carnaval melhor que o de Tupanatinga não!
Carnaval 2010 veem ai, vaai seer Pipoco!