quarta-feira, 30 de setembro de 2009

BRASIL, UM PAÍS DE VARIEDADES

O Brasil é caracterizado pelas suas variações na língua. Desde a colonização, o pais se depara com um vasto espaço cultural decorrido dos povos colonizadores . Isso contribui para as constantes variações na linguagem.

A regionalização do individuo influencia muito a fala. Como o país consta de uma serie de variedades linguísticas, surge o mito na sociedade sobre o que está “certo” e “errado” à respeito da fala de cada um. O que implica mais tarde num conceito pré-formado sobre o homem de acordo com o modo da fala. Que neste caso chamamos de Preconceito Linguístico.

Quando temos contato, ainda criança, na escola, percebemos que o modo que falamos não está certo de acordo com algumas situações. Isso se deve a língua padrão em que somos obrigados a aprender se quisermos ser um profissional qualificado. A partir disso o individuo muitas vezes passa a discriminar o outro pelo fato de não falar de acordo com a língua culta.

É imprescindível perceber, portanto, que o nosso país recebeu muitas influências de outros povos, e que a fala de cada um pode variar muitas vezes de acordo com a regionalização. Não existe na língua uma maneira certa ou errada de comunicar-se. O individuo deve saber da necessidade que ele tem de adequar o seu modo da falar e escrever ao momento ou situação em que estiver.

Gabriela Ferro Oliveira

Nenhum comentário: