O desfile das escolas municipais, neste sete de setembro, surpreendeu a todos, pelo fato de não ter sido propagado, e devido ao longo tempo sem esta iniciativa.
O povo já havia se acostumado aos últimos “dias sete de setembro”: sem festa, sem pátria, sem vontade, vazio.
A Avenida 31 de março transformou-se numa aquarela em forma de alegoria: os carros e motos que estavam estacionados, ou naquele momento por ali passavam, surpreendiam-se com a invasão das escolas na praça. Enquanto a multidão ia se aglutinando, os barulhos dos instrumentos iam se transformando em marchas e os componentes formando uma grande orquestra com vários ritmos populares e até clássicos.
Para a Secretária de Educação, Sebastiana Guimarães, como para a Diretora de Ensino, Maria Gorette, a realização do desfile é uma proposta de resgate das festas comemorativas do dia sete de setembro em nossa comunidade.
Pelo caráter cívico do desfile, este trouxe alegria e autoestima para os tupanatinguenses.
A valorização da historia e da cultura de um povo só é exercida quando se tem amor e respeito por este povo.
O Presidente Lula comentou: “o brasileiro, hoje, está amando mais seu Pais. Aqui não se fala mais nos Estados Unidos como antes, porque as ações do Governo, hoje, são voltadas para melhoria da autoestima do povo. Agora, o Brasil é de fato uma Grande Nação,e é como uma grande nação que os brasileiros devemos pensar, sonhar e agir.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário