sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010 EM AGUAS BELAS APONTA NOVAS ALTERNATIVAS COM A CULTURA POPULAR



Águas Belas inova no Carnaval da Região com uma alternativa de melhor usar os recursos públicos nos eventos populares a serviço do próprio povo, com educação e cultura que é o que realmente faz um povo decente e civilizado.

O Carnaval de Aguas Belas é noticia, vejam:

Carnaval 2010 - "Águas Belas se prepara para o maior Carnaval de sua história"
.
"Cidade do Agreste pernambucano, no Carnaval, Águas Belas abre suas portas para receber a diversidade das expressões que povoam as regiões do Estado. Serão seis dias de programação, iniciando na quarta-feira (10/02) com um desfile especial de seis grupos de cultura popular, entre eles o Maracatu Coração Nazareno e a Troça Carnavalesca Batutas de Água Fria. A concentração está marcada para as 13h, na Avenida Coronel Alfredo Duarte, na entrada principal da cidade. Na quinta-feira (11/02), Águas Belas recebe mais um dia de cortejo cultural com o Boi da Macuca, a Escola de Frevo de Recife, dentre outras agremiações. Neste dia, também acontece o desfile do Bloco O Beija-Flor, da tradição indígena Fulni-ô."

"No Sábado de Zé Pereira (13/02), a partir das 18h, o município recebe os shows no palco montado na Praça Nossa Sra. da Conceição, em frente à prefeitura. A Orquestra Pernambucana de Choro, Serginho e Banda Simbora, Carlinhos Monteverde e a cantora Elba Ramalho se apresentam na primeira noite. Segundo o secretário de Cultura Tié Braz “este será o maior Carnaval da história da cidade e conta com uma forte participação popular”. Nos quatro dias de programação, passam pela cidade 16 atrações musicais, entre elas, Nonô Germano, Banda Los Cubanos, Asas da América, Cristina Amaral e Marron Brasileiro."

Confira a programação completa do Carnaval de Águas Belas:

10/02 Quarta-Feira
CORTEJO DE CULTURA POPULAR

Maracatu Coração Nazareno
Maracatu Estrela de Tracunhaem
Maracatu Nação Aurora Africana
Folk Popular
Troça Carnavalesca Batutas de Águas Fria
Papanguarte

11/02 Quinta-Feira
CORTEJO DE CULTURA POPULAR
Boi da Macuca
Índio Canindé Brasileiro
Orquestra Show de Frevo
Escola de Frevo do Recife
Grupo Cultural Fetxá
Grupo Beija-Flor

13/02 Sábado
Orquestra Pernambucana de Choro
Serginho e Banda Simbora
Carlinhos Monteverde
Elba Ramalho

14/02 Domingo
Tista Campos e Orquestra Suíça Pernambucana de Frevo
Gerlane Lops
Rogério Rangel
Asas da América

15/02 Segunda-Feira
Orquestra Tema É o Frevo
Orquestra Alternativa
Orquestra 100% Mulher
Nonô Germano

16/02 Terça-Feira
Banda Los Cubanos
Bruno Matos
Marron Brasileiro
Cristina Amaral




A cidade de Águas Belas, no Agreste pernambucano, é reconhecida por preservar uma forte tradição cultural indígena. No passado, o território foi motivo de luta entre populações de índios Tupiniquins e Carajós. Hoje, ele mantém uma área reservada para a aldeia de índios Fulni-ô.
Durante o Carnaval, esta tradição se une à proposta da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) de promover uma troca de experiências entre as diversas cidades do estado - ajudando a mesclar as manifestações indígenas com outras de origem européia e negra. Porém, com o cuidado de preservar as particularidades de cada uma destas crenças.
Entre os grupos mais conhecidos de Águas Belas, estão o Fethxa, que apresenta o Samba de Coco e é formado por 15 índios que moram na aldeia e falam o Yaathé, e a banda Fulni-ô, formada por 9 irmãos, que leva a música e a dança típicas do povo para os palcos.
Outro destaque da folia do município, estão os blocos carnavalescos que, apenas na Terça-Feira Gorda, promete arrastar 30 mil pessoas pelas ruas da cidade. O Berrador, O Zumbi e O Beija-Flor (bloco formado pelos índios Fulni-ô) são as agremiações mais conhecidas.
Acesso: BR-432 e BR-232.
Distância da capital: 315 km
Clima: temperatura média anual de 26º C
População: 39.672 habitantes (IBGE 2009)
Área: 886 km2
Contato: Prefeitura de Águas Belas - (87) 3775.1226

Um comentário:

faclube disse...

BOA TARDE
GRANDE CARNAVAL EM AGUAS BELAS FELICIDADE A TODOS ESSA É A CIDADE
AGUAS BELAS
SOU REPRESENTANTE DA BANDA CHICANA (ADELMO)
ESTOU EM NATAL ,

bandachicana.representacao@hotmail.com

http://www.youtube.com/watch?v=sKx5zaDQ52Y
http://www.youtube.com/watch?v=QPTEohKhgpk
http://www.youtube.com/watch?v=Zk2X7tar5EI