quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TUPANATINGA SEM CARNAVAL MAS NÃO SEM FOLIA



A Seca  pode acabar com tudo menos com a alegria do sertanejo, eis um velho ditado.

 Apesar da forte estiagem que  mais uma vez leva a região ao desesperos,  os foliões não querem ficar parado nestes quatro dias de Carnaval.

Mesmo sem  a realização do  Carnaval por parte da Prefeitura,  devido o estado critico da região em consequência da seca,  o bloco Os Travessos e o bloco do Jaraguá vão desfilar na rua mesmo que seja um ou dois dias, segundo os organizadores.

Nesta Sexta como é de tradição, bloco do Jaraguá do Amarelinho já está  organizando suas fantasias  e o Bloco dos Travessos já está anunciando  e oferecendo aos foliões toda sua programação.

O Carnaval é uma tradição em  Tupanatinga tão antiga quanto as comemorações religiosas. Grandes e verdadeiros foliões que comandava  e animava a festa em época que a Prefeitura não disponha de recursos fartos para tal.

Seu Dodô,  Pedro Ferro e vários outros veteranos do frevo, comandava a festa durante os quatros dias. Durante o dia era o famoso mela- mela, vários caminhões cheios de agua para molhar o povo, uma banda (sanfoneiro, instrumentos de sopros, instrumentos de precursão, etc.) animando a rua, papangu, bebidas nos bares e a noite festa no Clube com  muita folia. Lembrando que nessa época as festas eram mais familiares. A família ia as festas. Poucos jovens desacompanhados. Ao contrario de hoje que poucos os Pais acompanham os filhos nestes eventos.
Pois bem, o Carnaval sempre foi uma festa de grande participação popular , principalmente em Tupanatinga.






Nenhum comentário: