domingo, 17 de julho de 2016

IMPORTANCIA DA POESIA E DO POETA PARA SOCIEDADE

 Neste domingo de sol e radiante protegido pelo espírito de paz que reina na cidade após nove noite novenárias, em homenagem a padroeira da Cidade, Santa Clara. Aproveitamos então essa paz propicia para falar da poesia e do poeta que também é um mundo mágico e belo que é a poesia neste contexto. 

Falar da importância do poeta para comunidade e da continuidade no decorrer da semana falando dos nossos poetas e da região. 
 Iniciaremos com dois textos maravilhosos: A Importância do poeta para sociedade do Poeta Luiz Carlos, ex-gerente da Agencia do Banco do Brasil e o poeta na sociedade, publicação da Revista Cultura, boa leitura:  
 I
 I
A IMPORTÂNCIA DO POETA PARA A SOCIEDADE (publicação Jornal Portal Tupanatinga set/2014)
Luis Carlos
         O poeta é, antes de tudo, um pássaro mensageiro, que está sempre a cantar e realizar vôos quase sempre extraterrenos. Não fugindo a sua realidade, desses vôos, ele sempre cai, para que seja cumprido o sacrifício contínuo do ritual da renovação. O poeta tem compromisso para com a renovação de coisas já renovadas! É a tentativa constante da auto-superação.
         Mesmo com as cegueiras físicas e espirituais dos homens, haverá sempre um com uma ampla visão “cantando”, que servirá de modelo. A este podemos dar o nome de POETA. Tudo isso deve-se tão simplesmente ao fator magia, ao encanto provocado pela poesia. É a magia da palavra e a musicalidade dos sonhos verbais, enaltecendo o poder poético.
      Mas a poesia também desce até o espaço real da existência humana e o poeta se faz carne e habita entre os homens. Lado a lado, a poesia compreende a razão de conviver numa rua, num sobrado, numa estação invernosa ou quente, no interior de um homem ou, até mesmo, na singeleza exterior de uma pétala orvalhada.
         A poesia carece é de um espaço VIVO!
         Nós, poetas, queremos apenas exprimir nossa mais livre espontaneidade, dentro da mais espontânea liberdade. Queremos continuar a ser como somos: sinceros, sem artificialismos, sem contorcionismos, sem escolas de regras... Nada de postiço ou artificial. Queremos simplesmente agir. Agir com sangue (que é humanidade), com eletricidade (que é movimento) e com imaginação, buscando assim a emoção.

Salvem os POETAS!!!


O POETA NA SOCIEADADE
Revista Cultural

Enquanto todos se habituam com a hipocrisia social, o poeta abre os olhos e busca o que é real. Ele é um revolucionário descontente com o rumo que as coisas tomam, o poeta vai além do que simplesmente olhar, ele usa a poesia como sua arma para expressar: "algo está errado, abra os olhos e vá mudar, comece a renovar, se quer ver a sociedade se curar"! 
O poeta enxerga a vida e os sentimentos de uma maneira diferente,mais encantadora ou mais profunda, muito mais além do que vemos e transforma tudo isso em poesia, em palavras que tem vida.
Sim, o poeta é tudo isso.Mas o seu estatuto hoje em dia não é valorizado, novos poetas estão aparecendo, mas precisam enfrentar uma grande batalha para conseguir que sua obra alcance o público que deseja.
Grandes poetas como Alvares de Azevedo, Castro Alves e CarlosDrummond de Andrade deram voz e causas sociais de sua época.
O mundo continua girando e algumas coisas se desenvolvendo, outras nem tanto. Grandes acontecimentos estão marcando a história, alguns nem podemos acreditar que estão se desenrolando, e com certeza há poetas anónimos marcando no papel uma visão completamente crítica e sem eufemismo. Então como estamos valorizando? Como estamos dando chance a essas pessoas e suas obras? Os únicos que enxergam quando ninguém quer ver. Os rebeldes no mundo dos robôs. E principalmente como estamos tratando a nossa cultura?
O poeta acaba sendo um porta voz da população em suas reivindicações!




Nenhum comentário: