sábado, 26 de julho de 2008

Eleições Para Prefeito 2008

Por Edezilton Martins
.
Hoje a mídia discute a questão de candidatos a prefeitos que respondem a crimes na administração pública quanto à autorização para candidatura.
Não somente deveria ser proibida a candidatura pelo motivo acima, como deveria se aplicado um concurso com objetivo de testar as competências dos candidatos quanto a direito, administração, filosofia (ética), matemática, língua portuguesa, cidadania e conhecimento do município. Prova aplicada pelo juiz Valter José Vieira, na cidade de Poço Fundo-MG, detectou que 20% dos candidatos as eleições eram analfabetos. Quase a totalidade dos políticos municipais tem nível de escolaridade insuficiente.

Nas pequenas cidades, onde o contato com o eleitor é mais efetivo, houve tempo em que os eleitores votavam em quem os coronéis determinavam, depois passaram a votar na simpatia do candidato, nas últimas eleições votaram em quem lhes pagou mais (sem generalizações). Precisamos ensinar o povo a votar por consciência. Este é um papel da educação.
Recentemente li que cada pessoa namora a pessoa que merece no momento.
Alguns cientistas políticos pensam que se Luiz Inácio Lula tivesse governado o país antes de eleição de 2002 não teria feito um governo a altura do que fez ou faz atualmente. Cada cidade tem o prefeito que merece.
Não faço apologia ao governo Lula. Entendo que não corresponde ao meu sonho de governo. Porém tem uma coisa muito importante no seu governo e no PT: a questão da valorização da consciência política, o que remete a educação.
Lula tem uma história de vida e de sucesso que o obriga a fazer muito mais.Lula por representar a consciência política, somente por isto, faz mais por esta nação que todos os outros governos que eu vi governar este Brasil.
O PT decepcionou a todos quando se envolveu em corrupção e tornou-se menor que Lula. Todavia ainda é um partido que vale a pena. Ainda representa a consciência política, embora muito descaracterizado. Atualmente o PT não pode ser classificado como partido de esquerda. Não temos, hoje no Brasil, partidos de esquerda com expressão.
Deveria existir neste país um partido onde o aspirante a candidato devesse ser admitido somente após uma seleção séria, como fazem as empresas do setor privado. Este deveria ser o lugar do PT.
Infelizmente, motivados pela onda do governo no poder, nestas pequenas cidades brasileiras há muitos políticos do PT totalmente analfabetos de consciência política.
Nos meus melhores sonhos de idealista visualizo uma boa quantidade de eleitores fartos de mentira, os quais embora não votem por consciência, votarão nesta eleição para prefeito e vereador por convicção própria. Há muitos políticos preocupados com o provável desfecho que terá sua candidatura. Ruim para estes, bom para o Brasil.
O brasileiro, devagar, está aprendendo a votar. Isto tem relação com a quantidade de informações disponíveis (internet); educação. Haverá um dia em que os homens de caráter e preparados poderão se candidatar a cargos eletivos no Brasil com chances de sucesso; sem precisarem sentir vergonha de fazê-lo.

Nenhum comentário: