quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Capoeira em Tupanatinga

A Capoeira em Tupanatinga é exemplo de idealismo e amor a arte.

A Capoeira chegou, aqui em Tupanatinga no ano de 1998, através do professor de Capoeira Valdir, conhecido como Chicaca, o qual fundou o Grupo de Capoeira Negro Fujão da Cidade de Tupanatinga.

Sem apoio e com muita força de vontade começou repassando seus ensinamentos às crianças, jovens e adultos. Segundo Chicaca, não existe idade fixa para que a capoeira seja praticada, pois afora ser uma luta de defesa pessoal, a Capoeira é também uma filosofia de vida que através da música e da dança estimula a mente e o corpo.

Com conduta faz um trabalho sério e responsável, embora não receba o reconhecimento devido. Sobrevive do recebimento das mensalidades pagas pelos seus alunos. Abrilhanta as ruas e praças da Cidade com suas apresentações, sempre atraindo a atenção e curiosidade do publico. Também tem participado das aberturas dos desfiles em comemoração ao dia sete de setembro, eventos comunitários, comícios e, principalmente em feiras de leituras realizadas pelas Escolas Municipais e Estadual.

A Capoeira como se sabe, além da luta, tem a dança e a musica, a ginga e malicia. Os principais instrumentos utilizados são atabaque e berimbau , agogô e pandeiro. O professor e Mestre Chicaca também confecciona seus próprios instrumentos e dá algumas dicas de grupos que compõem e gravam : Senzala e Grupo Muzanza, Abadá e o Grupo Axé Capoeira, etc.
Atualmente cerca de 30 pessoas fazem parte do Grupo que já formou mais de 100 outras pessoas. A importância do trabalho do professor Chicaca para nossa comunidade tem valor social e educacional. Ademais contribui no combate as drogas, ao alcoolismo e a violência que impera na cidade.

Nenhum comentário: