quarta-feira, 1 de abril de 2009

Samba de Coco Raízes de Tupanatinga


Os componentes do Grupo atual são da segunda geração de uma família tradicional de Tupanatinga que tinha o samba quase como religião. Grandes Mestres como Julio de Ocrísio e Manoel de Ocrísio foram os responsáveis por inserir na família esta dança que, desde então, tornou-se um patrimônio da família e de toda geração futura.

Atualmente o grupo é formado por uma nova geração de Sambistas descendentes da mesma família, como: Bia Dandô, Mariquinha do Coco, Gerson França, Severino Carqueijo, Manoel de Maçu e tantos outros. Já dançaram em várias cidades vizinhas, inclusive em Recife. Nos tempos em que não se apresentam oficialmente, dançam somente em suas casas. Há três anos foram redescobertos por alguns alunos da Faculdade AESA, em suas pesquisas sobre a cultura local. Graças a estas pesquisas o Grupo está dançando em Escolas Estaduais e Municipais; sempre atraindo admiração e respeito do publico que o assiste.
O Grupo traz a arte do samba de coco tanto na dança como na sua musicalidade, e representa, hoje, a maior manifestação cultural de Tupanatinga.

Nenhum comentário: