domingo, 16 de agosto de 2009

TUPANATINGA SAUDA SEU PRIMEIRO FILHO SARCEDOTE



Foi neste domingo, 18 de julho, no Ginásio dos Esportes de Tupanatinga, que a Diocese de Pesqueira realizou a ordenação Sacerdotal de n. 100, o jovem LUIZ BENEVALDO DOS SANTOS.

Foi um acontecimento de importância histórica para a comunidade por ser o primeiro Jovem da Cidade a se ordenar Padre, motivo este que levou quase toda comunidade a prestigiar e participar da primeira celebração de ordenação da Cidade.



Benevaldo, filho dos agricultores João e Clara, nasceu em um família que viveu as dificuldades impostas a todos os lares, mas que conseguiu superá-las.

O avô materno, Manoel, conhecido por “Buzugu”, era uma pessoa de simplicidade fora do comum, assemelhando-se a uma criança cheia de bondade, fraternidade e que jamais foi visto com um semblante tristonho ou insatisfeito com a vida.
Suas avós eram exemplos de vida. A primeira, sua avó materna Mãe Biu, que durante as décadas de 50 a 80 ajudou a vir ao mundo, através de suas mãos leigas, centenas de filhos de Tupanatinga, além de ter transmitido a todos seus conhecimentos sobre medicina alternativa.
A outra foi sua avó paterna, Dona Antônia, fiel cristã que foi um exemplo de mãe e de mulher que vivenciou a sua fé.
O Pe. Benevaldo sempre buscou ajudar a Igreja com os pequenos trabalhos, creio que a partir daí ele foi buscando o seu ideal de vida, até assumir a caminhada rumo ao seu sonho.
Essa aspiração foi sendo construída aos poucos com os trabalhos pastorais na paróquia, onde serviu como catequista e animador de comunidade, mas que foram se ampliando, sobretudo, com os estudos filosóficos, teológicos, bem como com a sua convivência nas comunidades por onde passava, despertando nele uma espiritualidade marcante e firmando sua liderança sobre os demais.

Esse crescimento espiritual e pastoral era percebido nos seus regressos a nossa paróquia, quando sempre podíamos contar com o seu auxílio e opinião acerca das coisas que aprendia, pois fazia questão de repassá-las. Tudo isso criava uma amizade mais sólida com todos os nossos paroquianos.
Dois dos fatores marcantes que contribuíram na caminhada de Benevaldo foram sem dúvida o acompanhamento e os conselhos dados pelas Irmãs Pastorinhas. Elas desempenharam um papel importante para o fortalecimento de sua fé e de seu modo de pensar o mundo, corrigindo-o nas atitudes que fossem necessárias, mas parabenizando-o por seu exemplo de vida.
O outro fator importante foi sem dúvida a sua aproximação e amizade com o padre Adilson, promotor vocacional, que o ajudou a enxergar as necessidades da Igreja e o despertar para o amor verdadeiro ao Cristo e o acompanhamento do padre Eduardo, com seu exemplo de vida e oração, sua simplicidade marcante estava completamente coerente com aquilo que pregava e vivia.

Tupanatinga se alegra pelo primeiro filho da terra que se torna Padre Diocesano. Seus irmãos esperam do novo sacerdote, uma vida de oração pautada por um imenso amor ao Crucificado e sempre preocupado em dar um testemunho coerente com a Palavra de Vida revelada, pregando aquilo que vive e vivendo aquilo que prega. Sendo, desta forma, um exemplo para que outros jovens possam abraçar este antigo e sempre novo jeito de caminhar rumo ao Deus Amor.
Hoje, o Padre Benevaldo se apresenta como fruto da oração de seus familiares e daqueles que vivem o Evangelho a serviço da comunidade.

João Paulo da Silva







Nenhum comentário: