sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CONFERÊNCIA DE CULTURA DE TUPANATINGA: PREFEITO RECONHECE A NECESSIDADE DE FAZER POLITICA CULTURAL PARA O MUNICÍPIO













Propostas para consolidação da Cultura em Tupanatinga”

Com o objetivo de elaborar o plano de cultura da cidade de Tupanatinga para o próximo biênio, por ordem da política nacional de cultura, nos dias 20 a 21 de Outubro de 2009, no ginásio de esporte de Tupanatinga, reuniram-se cerca de 260 participantes para realização da I Conferência de Cultura. Estiveram presentes representes do poder público e sociedade civil, com pensamentos voltados para a uma nova visão política que foca a cultura como instrumento de transformação social e ferramenta decisiva para o fortalecimento educacional. O evento traduziu-se numa intensa manifestação de culturas e idéias.

A Conferência teve por objetivo a elaboração de propostas através de grupos de trabalhos formados por artistas locais e sociedade civil, assim como aprovação do plano Municipal de Cultura.








Na oportunidade levantou-se a necessidade de fazer políticas públicas de cultura para promover o resgate no Município da identidade cultural e política; apoiar com incentivos financeiros os artistas e estimular a sociedade a criar hábitos de consumo cultural.
Distanciamento entre Educação e Cultura


A Articuladora de Cultura, professora Eliane Ferro, em seu discurso, comentou sobre o distanciamento existente entre a Educação e a Cultura, bem como a necessidade de reaproximar estas com o fito de formar cidadãos críticos.

O Emo. Prefeito, Manoel Tomé, disse que a cidade é rica em diversidade cultural e dispôs-se a contribuir e focar o resgate da cultura. No momento comunicou a criação da Diretoria de Cultura de Tupanatinga, ao mesmo tempo em que parabenizou a realização da conferência.

No decorrer do evento o Jovem João Paulo Bedor cantou o hino de Tupanatinga; a Diretora de Cultura disse: “a conferência consiste num momento histórico para a cidade de Tupanatinga”; agradeceu o apóio do prefeito para a realização da conferência, bem como a presença de todos, leu texto com teor cultural, convidou os grupos culturais que se perfilaram em lugar de destaque: samba de coco, grupo de capoeira, repentistas, poetas e poetisas, Moreno do Cordel, pintores Francisco e Junior Alves, associação de artesanato do sítio Laranjo, carnavalesco Amarelinho, Adelma Magalhães, fotógrafos Genivaldo Lima e Ivanildo, artesão Bichão, os cantores Jailson e Claudio, Fernando César, João Paulo, e o compositor Lucas.

Maria Gorete Galvão de Melo (diretora de ensino) reconheceu o momento histórico que representa a conferência, e discursou sobre interação cultura-educação, agradeceu a Eliane Ferro, José Edimilson Oliveira e a Edezilton Martins pelo trabalho que fazem na área de cultura na cidade, e ao prefeito Manoel Tomé pelo apóio e sensibilidade com o tema cultura.

O comandante Amintas do 3º batalhão da PM agradeceu o convite e falou da importância da cultura e lazer na diminuição da criminalidade na medida em que ocupa o tempo do homem e o torna culto e sensível.

A representante da FUNDARPE, Teca Carlos, parabenizou as pessoas que se envolvem com cultura, posto que para trabalhar com cultura é preciso ousadia. Explanou sobre o “Sistema Nacional de Cultura”, e a política de cultura do estado de Pernambuco.
Emocionou-lhe a apresentação do grupo samba de coco de Tupanatinga.

Frase de Teca Carlos: “A cultura é forma de correção da realidade na medida em que promove inclusão"
"A diversidade o reconhecimento dos diferentes"
"A diversidade cultural representa garantia das manifestações culturais locais”




As propostas elaboradas foram enviadas para o Governo Estadual para inclusão nos Planos Estadual e Nacional.

Nenhum comentário: