quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ESCOLA MUNICIPAL EVA CORDEIRO VIAJOU NO MUNDO DA CULTURA PERNAMBUCANA



A Escola Municipal Eva Cordeiro, através das professoras Giu, Sandra e Eliane Ferro, levou alunos da 5ª e 6ª séries a Recife para vivenciarem a rica cultura pernambucana. Com isto inovou/enriqueceu suas aulas com a prática do turismo cultural; iniciativa que envolveu toda a escola, alunos e pais.

A Escola está localizada no Bairro Horizonte, sendo a maior parte dos alunos oriundos de famílias pobres, logo sem condições finaceiras para empreenderem uma viagem a Recife. O objetivo do passeio consistiu em dar oportunidade a essas crianças (carentes de laser, de saber e de Vida) a terem contato mais efetivo com a cultura do Estado ( museus, meio ambiente, frevo, maracatu , cultura sertaneja, literatura de Cordel,repentistas, violeiros, declamadores, forrozeiros, banda de pífanos, etc.), como também conhecerem a praia. Diferente do que geralmente ocorre este passeio se diferenciou por mesclar entretenimento com conhecimento cultural.





"
O Mar quando chega na praia é bonito... é bonito!!! (Dorival Caymme)

Visitar a capital e ir a praia é um sonho para praticamente todos os jovens do interior. "Foi enriquecedor para aquelas crianças amanhecerem no mar... foi bonito!", Comentaram as Professoras.







O passeio consistiu em fator motivador para os alunos, levando-os a terem maior admiração pela atividade escolar.


iiiiii
CENTRO EDUCACIONAL AMBIENTAL - O ZOOLÓGICO



Brincando e aprendendo, foi assim que os alunos tiveram seu primeiro contato com o zoológico. Em cada parada uma aula; em cada aula um tema era abordado relacionando diversidade, meio ambiente, cidadania, arte, etc.







VISITA AO MUSEU GILBERTO FREIRE




CASA-MUSEU


A Vivenda Santo Antonio de Apipucos, hoje Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, está instalada no local em que o escritor escolheu para morar por mais de 40 anos: o bucólico e tradicional bairro de Apipucos.

A construção reconhecida como casa-grande original do século XIX e reformada em 1881 abriga o conjunto de objetos colecionados, guardados e ordenados pela família Freyre.

A preservação do ambiente, exatamente como fora concebido por Gilberto, revela a emoção e a sensibilidade diante da formação de um acervo que enfaticamente testemunha a vida de Pernambuco, do país e de diferentes locais do mundo. Aí se confundem imagens sacras católicas com peças de origem africana, azulejos portugueses com peças da arte popular brasileira, porcelanas orientais com prataria inglesa e portuguesa, além de um vasto acervo bibliográfico e de uma rica pinacoteca.(internet)


















Um dos momentos de grande conteúdo na visita ao museu foi a oportunidade que estas crianças tiveram em assistir ao documentário da história de Gilberto Freire.


Somente se educando com responsabilidade e com alma pode-se proporcionar uma verdadeira revolução na educação. Às vezes não é necessário muitos recursos, apenas amor e respeito. Atitudes simples, mas de grande conteúdo e potencial transformador.
O passeio à capital do Estado ficará registrado na memória dos alunos, enriquecendo para sempre sua bagagem educacional e cultural que se processará em conhecimento construindo seu QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA.

















Educação e Cultura é a chave para liberdade. Também são sonhos de uma sociedade civilizada. Cinema, teatro, literatura e música, a arte em geral são indispensáveis para sairmos da ingnorância. Convivencia cultural cria hábitos educacionais. Educação sem vivência cultural ensina, mas não forma. O estudante passa pela universidade, mas a ingnorância o acompanha porque sua mente continua limitada.
O acesso ao conhecimento e as artes deveria ser uma ideia fixa das escolas.


















































































Nenhum comentário: