domingo, 13 de fevereiro de 2011

Conhecimento e Cidadania: Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro







Este ano aconteceu no período de maio a agosto, mais uma edição da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, a qual tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio, através de uma metodologia inovadora e diferenciada que privilegia o estudo dos gêneros textuais em seqüências didáticas elaboradas para fortalecer, estimular e desenvolver habilidades importantes para leitura, escrita e reflexão.

Participaram do evento a escola estadual José Emílio de Melo e as escolas municipais Doutor Manoel Borba, José Albuquerque Maranhão e Eva Cordeiro Feitosa. As escolas inscritas trabalharam, ao longo de (3) três meses, seqüências didáticas de acordo com as categorias escolhidas pela Organização da Olimpíada, conforme descrição a seguir: Categoria 1: Poema (Série/ Ano : 4ª/ 5º, 5ª/ 6º); Categoria 2: Memórias Literárias (Série/ Ano : 6ª, 7ª/ 7º, 8º); Categoria 3: Crônicas (Série/ Ano: 8ª/9º); Categoria 4: Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

A partir da divisão dos gêneros em categorias, os professores de Língua Portuguesa, devidamente inscritos, realizaram em sala, com os estudantes, diversas oficinas que compreendiam atividades de leitura, escrita, reflexão, conhecimento de gêneros de suporte e da situação de comunicação mais apropriada ao gênero, ampliação do repertório lexical, conteúdos gramaticais, noções de estilística, técnicas de oralidade e de argumentação, entre outras habilidades, visando não apenas a disputa ensejada pelo evento, mas, principalmente, a aprendizagem do aluno.

O produto final desse trabalho consistia na produção de um texto sobre o tema O lugar onde vivo, respeitando as características dos gêneros estudados (poema, memórias, crônica e artigo de opinião). Assim, após a realização dos trabalhos em sala, os estudantes foram convidados a produzirem um texto, para o qual o aluno buscou resgatar histórias, conhecer mais de perto a realidade do lugar, estreitar vínculos com a comunidade, aprofundando o conhecimento sobre sua localidade e contribuindo também para o desenvolvimento de sua cidadania.

Por fim, cada escola avaliou e selecionou um (1) texto de cada categoria a ser submetido a mais uma análise e seleção na etapa municipal, que aconteceu no dia 30 de agosto de 2010 na Secretaria de Educação. Para tanto, foi formada uma comissão para avaliação dos textos, sob a organização de Karla Simone Beserra Cavalcanti e composta pelos seguintes membros: Geysa Lima Feitosa, Luiz Antônio da Silva Filho, Maria Lúcia Soares, Maria Madalena Bezerra e Maria de Fátima Elói. A Comissão Julgadora Municipal, após análise criteriosa, escolheu os textos que iriam representar o município de Tupanatinga na etapa estadual.

Mais que um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma grande oportunidade para professores, estudantes e comunidade. Para os professores, oportunidade de inovação das aulas, contribuindo com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade; para os estudantes, desenvolvimento de competências no uso da Língua Portuguesa e do exercício de sua cidadania; para a comunidade, oportunidade de integrar escola e população local, possibilitando a divulgação, valorização e o reconhecimento de seus saberes.

Um agradecimento a todos que direta e indiretamente participaram e apoiaram a Olimpíada de Língua Portuguesa no nosso município. Em especial a Secretária de Educação, Sebastiana Guimarães; a Diretora de Ensino Mª Gorete Galvão; aos gestores e coordenadores das escolas participantes; a Comissão Julgadora Municipal; aos professores envolvidos, que com determinação e empenho realizaram um trabalho bastante significativo e, por fim, aos estudantes, grande alvo da olimpíada, que pela participação garantiram um bem mais precioso que os prêmios do concurso: conhecimento.
Texto: Karla Simone Beserra Cavalcanti
Professora de Língua Portuguesa
Coordenadora Pedagógica
Coordenadora da Olimpíada no município.


ESCOLA PROFESSOR MODALIDADE ALUNO/ SÉRIE

Escola Dr. Manoel Borba Laura Thacyla F. Vicente Poema Zenaide / 5ª
Escola José Emílio de Melo Isabel Cristina A. de Souza Memórias Literárias Flávia /7ª B
Escola Dr. Manoel Borba Mª
José de S. Cavalcanti Crônicas Joyce / 8ª A
Escola José Emílio de Melo
Liliane Feitosa de O. Sousa Artigo de Opinião Leandro / 2º EM

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