sábado, 5 de março de 2011

Tupanatinga, Carnaval 2011 - UMA FESTA DE TODOS


Carnaval, a manifestação perfeita.

O Carnaval é uma festa popular e democrática, porque é uma festa para todos os povos. É uma manifestação universal. Que me perdoe os que pensam contrário, mas o carnaval é uma celebração existencial perfeita, e, como dizem os baianos: “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.

Em Tupanatinga, desde seus antigos foliões, Seu Dodô, Pedro Ferro, Pedro Gomes, e vários outros da época, já existia folia e com 100% de Frevo. Que me desculpem os moderninhos desinformados que misturam axé, pagode e rap. A cultura pernambucana é mais forte e por isso nossas festividades são históricas, modernas e tradicionais. Porque tem durabilidade devido ao conteúdo e agregação histórica de valores de geração para geração.

Portanto o Carnaval é uma manifestação cultural riquíssima. Também não concordo com os nostálgicos que lamentam ao dizer: “Já não se faz carnaval como antigamente.” O Carnaval é uma festa completa porque atravessa gerações sem sair tom. São ritmos, gingados, alegrias choradas, tristezas sambadas, lágrimas passadas, amores que vem e paixões que passam... saudades e muita cachaça.

Hoje o nosso carnaval está mais quente porque o mundo melhorou e as festas do povo tiveram sua importância reconhecida. Há investimentos governamentais e empresarias, sobretudo porque geram dividendo. O Turismo é o grande patrocinador, principalmente nos grandes centros do País.

Hoje, o sábado do Zé Pereira não é mais inicio do frevo. Em Olinda e Recife o Carnaval já influenciou nos ritmos desde o réveillon.

Em Tupanatinga, os blocos já entram no clima há uns trinta dias antes.


Carnaval em Tupanatinga é assim: Chuva suor e cerveja
Foi assim 2010:












,








Foto abaixo: Direto do tunel do tempo.








Um comentário:

Moises Alcantara disse...

Esta foto faz voltar ao passado,pois neste dia eu estava assistindo a disputa da rainnha do carnaval na qual Valdinha de DirleneEn Destaque)participava deste disputa sadia..a exatamente 27 anos atraz.