domingo, 26 de agosto de 2012

CULTURA - TUPANATINGA REALIZA SEU PRIMEIRO ENCONTRO DE SANFONEIROS


Foto:Blog Giro Social
FESTIVAL MULTICULTURAL – Grande encontro de sanfoneiros realizado na manha do dia 10.08, marca o encerramento do ultimo dia de festa do festival multicultural de Tupanatinga.  O encontro reuniu sanfoneiros da Região, como Arcoverde, Itaíba e Tupanatinga, todos prestando uma justa homenagem ao mestre Gonzagão.

Os 100 anos de Luiz Gonzaga era o tema do Festival.  O Sanfoneiro então foi o artista principal durante todo evento que acontecia no Pólo Cultural, onde além das apresentações musicas também estava sendo exposta uma vila cenográfica tematizando toda a obra do Cantor.
A realização do encontro com os sanfoneiros fazendo um cortejo pelas principais ruas da Cidade despertou moradores e visitantes e com certeza, revitalizou a cultura forrozeira que é umas das principais paixões do nordeste brasileiro difundida em todo o País e no exterior pelo nosso saudoso Luiz Gonzaga.
Dizem os historiados que Luiz Gonzaga ao contrario de Lampião, usou a sanfona para lavar a alma nordestina.

Sanfoneiros arcoverdenses como Fernando Mamede, Geovani do Acordeom, Lenildo, Luiz Lopes do Tempero Nordestino e outros, fizeram uma grande ação em prol da Cultura em Tupanatinga. Uma ação da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio do Governo Municipal.

O Encontro tinha como um dos objetivos de revitalizar os sanfoneiros locais. Elias Malucos e Pedro de Zeca foram um dos destaques da festa multicultural. Registramos também a participação calorosa dos músicos da Cidade de Itaíba os quais fizeram uma excelente apresentação.
Estimular a capacidade criativa do  próximo, promover suas realizações é sem dúvida uma ação  de contemporaneidade. 

O Futuro da humanidade depende da   valorização e reconhecimento  de suas ações criativas. 
Mestres Sanfoneiros, Fernando Mamere  e  Geovane do Acordeon tocando grandes clássicos  de Luiz Gonzaga  pelas  ruas de Tupanatinga ao lado dos grandes Sanfoneiros  da Terra: "Elias  e Pedro de Zeca"
Ladeira da Igreja de São Benedito
    TV PAJEÚ fazendo a cobertura do evento 
Vila cenográfica da Vila Caiçara - Exu: Local do Nascimento de Gonzagão
Participação especial do Samba de Coco Raízes de Tupanatinga


Fotos: Genival  Galego do Estúdio Elsahadai
Texto: Edimilson 

Agradecimento especiais a Dona Iraci, proprietária  do Bar  onde  aconteceu  a  concentração   do evento.

Nenhum comentário: