quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Festival multicultural homenageou OS 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA, com muita alegria e criatividade.


foto blog giro social

Nem todo evento é cultural. Somente quando dentro deste universo festivo assume-se um compromisso de reverenciar a grandeza de um povo que mesmo com a necessidade de momentos de descontração não se pode deixar de lado a oportunidade do crescimento do seu povo, através da valorização dos usos e costumes e dos seus fazeres e saberes.



O Festival Multicultural da nossa Cidade é uma das festas mais tradicionais na região não somente pela antiguidade, mas, sobretudo pela bagagem cultural, histórica e social que se atribuem a ela. 


Foto do acervo de D. Leninha
 A importância deste evento na historia social e politica da nossa cidade talvez supere todos os demais acontecimentos. 


A Tradicional festa de agosto já passou por todas as gerações e com certeza ficará para sempre: fazendo historia, unindo gerações, repassando experiência , divertindo, promovendo encontro, construindo identidade, promovendo a diversidade. Tudo isso faz com que o Festival Multicultural, seja considerado um Patrimônio Cultural do nosso Município.



    A Criação do Polo cultural em 2011, pela Prefeitura Municipal consolida e revitaliza o potencial deste evento tanto na esfera sócio cultural, mas também no turismo, gerando, portanto mais emprego e renda para nosso comercio, mas, e principalmente para os nossos valores culturais: artesãos, músicos, dançarinos, poetas, catadores, etc. 



foto Genival Galego 
      O Polo Cultural já nasceu  com uma ideia temática. No ano passado homenageamos a nossa história através da Vila Cenográfica de Santa Clara  e foi marcante porque a própria festa já é uma viagem a nossa memoria.  

Foto Genival Galego - Triste Partida
Este ano, todos os grandes eventos dos pais abriram as portas para comemorar os cem anos do nosso Grande  rei do Baião, o nosso maior nordestino de todos os  tempos. E este é o tema da nossa vila cenográfica: “OS 100 ANOS DE  GONZAGÃO,  O NOSSO REI DO BAIÃO”. 


Portanto, o  Festival Multicultural de Tupanatinga, através do Polo Cultural,  prestou  esta grande homenagem a esse  artista que ensinou ao Brasil a amar o Nordeste Brasileiro. Ele que não só tocou e cantou as nossas alegrias e tristeza, mas como ninguém denunciou tanto a injustiça social e politica que mais que a seca, judiou tanto nosso sertão.

        Para ELBA RAMLHO, Luiz Gonzaga representa a mais definitiva expressão do povo do Nordeste. Na verdade, o velho ‘Lua’ é a própria história da cultura brasileira; ele é o professor de todos nós. Luiz Gonzaga criou, fez e divulgou e abriu esse espaço todo que está aí”.

Veríssimo de Melo,   pesquisador e historiador da cultura popular também comentou:
"De raízes autenticamente nordestinas, sua música foi um grito de protesto e ao mesmo tempo de amor pela nossa região. Ninguém, antes dele, falou com maior propriedade insistentemente pela valorização do homem nordestino. Falou com o coração e com a música, as duas faces de sua sensibilidade de predestinado".

 E por ultimo:
  “Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor. Este sanfoneiro viveu feliz por ver o seu nome reconhecido por outros poetas, Quero ser lembrado como o sanfoneiro que cantou muito o seu povo, que foi honesto, que criou filhos, que amou a vida, deixando um exemplo de trabalho, de paz e amor". Luiz Luz Gonzaga " Gonzagão"
 ;

foto acervo de Adelzira Teixeira

Nenhum comentário: