sábado, 5 de janeiro de 2013

MELHORE SUA ORATÓRIA COM AS DICAS DE EUFANIS RODRIGUES







  1. SOCORRO! Vou falar em público
    Treinando a oratória 

    EUFANES RODRIGUES 

Durante nove anos de minha vida profissional trabalhei com a voz, fiz carreira em uma empresa de telemarketing no interior de São Paulo, fui de operador de telemarketing (vendendo cartão de credito) a supervisão de treinamento (capacitando – treinamentos e reciclagens de funcionários) e sempre percebi que para as pessoas, FALAR (ler, interpretar, dialogar e etc.) em público era um problemão.

 Talvez por ter sido criado convivendo com muitas mulheres, afinal sou filho de cabeleireira, falar, e no meu caso muito, nunca tenha sido uma grande dificuldade a ser enfrentado.

 Fato é que para se falar em público ou mesmo para se comunicar melhor algumas regras valem ouro e sendo seguidas, com certeza fará com que você tenha o sucesso desejado com sua oratória.

 - DOMINE O ASSUNTO QUE VAI ABORDAR;
 - APLIQUE SEU TOM DE VOZ;
 - SEJA SINCERO E FALE COM CLAREZA;
 - EXEMPLIFIQUE SITUAÇÕES;
 - USE DE EMPATIA.

 DOMINE O ASSUNTO QUE VAI ABORDAR: Já vi muitas pessoas falando sobre algo que não conhece e/ou domina, e posso garantir que a sua fala, entrega essa falta de conhecimento. Por vezes, utilizar o que já foi dito por outra pessoa, ou fazer citações em excesso é um forte indicio da falta de domínio do assunto. O querer fazer parte da conversa deve ser mesclado com o, quanto do assunto conheço e assim não será ouvido, por exemplo, somente por educação.

 APLIQUE SEU TOM DE VOZ: Nossa voz é um poderoso amplificador natural do nosso conhecimento e devemos utiliza-lo em beneficio da oratória e não como uma arma suicida. Falar alto não tem total relação com estar seguro daquilo que esta dizendo, fale de modo de seu publico, seja ele de 5 ou de 100, 300, 1000 pessoas, possa te ouvir. Alterne o tom de voz, dando ênfase nas partes que considera importante ser escutada pelos seus receptores. 
Sempre se certifique de que estão todos recebendo sua mensagem, isso pode ser feito verificando principalmente as expressões corporais, tanto de quem esta próxima a você como os mais distantes (aqui cabe um artigo específico somente sobre linguagem corporal. Quem sabe não seja esse um dos meus próximos artigos).

SEJA SINCERO E FALE COM CLAREZA: Como posso desejar assistir uma palestra oriental, sobre mangar, se não falo japonês? É exatamente isso que você deve pensar antes de falar em publico, muitas vezes seu discurso totalmente coerente com a situação não terá o alcance desejado por pura falta de sintonia (clareza) entre o que se diz e, quem recebe a informação. A incompatibilidade na fala é a grande barreira a ser ultrapassada pelos bons comunicadores, e aqui entenda como comunicador todo nós, que, usamos da falar como meio de comunicação para a convivência em sociedade. Agora vale lembrar que em meio ao público que te escuta, pode haver alguém com mais conhecimento no assunto ou mesmo mais curiosidade no que você esta dizendo e isso pode ter um efeito muito negativo para sua imagem se não estiver agindo com a verdade. Não se preocupe com o tempo de sua fala ou, até mesmo, com a aceitação de seu publico alvo, mais sim com a coerência entre o que esta dizendo e o que realmente sabe.

EXEMPLIFIQUE SITUAÇÕES: Sempre fui fã das explicações através da analogia e vejo que não só eu mais todo o povo cristão consegue bem compreender o que se quer falar através dessa transferência de informações, prova disso é o sermão aplicado nos cultos religiosos com base em passagens bíblicas. Caro leitor se funcionou nos tempos remotos, porque não funcionaria hoje em tempo de globalização e conhecimento rápido para todos? Procure saber o que desperta o real interesse de seu publico e utilize exemplos relacionando com o tema em questão. Faça de sua oratória uma viagem ao assunto central com direito a belas mensagens, ou melhor, bons exemplos.

USE DE EMPATIA: Com certeza você já ouviu a frase: “Não faça com os outros, aquilo que não quer que seja feito com você!”, pois bem, tá ai a mais simples e completa explicação sobre o que é EMPATIA. Coloque-se sempre no lugar de seu ouvinte e dê a ele(s) condições de demonstrar seu grau de compreensão e conforto com o tema abordado. Utilize o que fala para aproximar o publico do assunto que esta abordando. Seja o maquinista, no processo de evolução do conhecimento que sua fala esta proporcionando.

Agora então, nada mais de ficar com medo de falar em público ou mesmo endeusando que assim faz. Todos nós somos capazes, uns apenas, precisam treinar/praticar mais para melhorar o desempenho e assim ter uma boa oratória. Fale como se fosse à primeira vez e isso vai garantir a veracidade no assunto e o respeito para com o seu público e ao mesmo tempo como se fosse a última vez e isso será feito com entusiasmo e empatia suficiente para sua oratória se tornar um belo cartão de visita da sua pessoa.

 Eufanis Rodrigues  

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