domingo, 20 de abril de 2014

homenagem ao Premiu Nobel de Literatura

Crônica de uma vida dedicada

Heródoto Barbeiro (Blog)
Gabriel García Márquez deixou muitas lições. Contudo foi para os jornalistas que Gabriel deu a maior contribuição. 
     No livro Crônica de Uma morte Anunciada ele conta, na forma de uma reportagem, a história do assassinato de Santiago Nasar pelos irmãos Vicário. É uma verdadeira aula. O livro começa com aquilo que os jornalistas chamam de lead, ou seja, o fato mais importante de uma reportagem. Logo no início se fica sabendo que Santiago vai morrer e isso, ao invés de desestimular o leitor a continuar lendo, afinal, ele conta o desfecho da história, prende o leitor até a última letra.

        Esta qualidade do prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, é o que todo jornalista sonha. Contar uma história que prenda a atenção até o seu final. Para isso é necessário ouvir as fontes. Mais de uma. Ficar atento porque as versões são diferentes e todos os entrevistados acham que estão dizendo a verdade. Acima de tudo é preciso respeitar a opinião alheia e duvidar ao mesmo tempo. A dúvida é uma necessidade ética, não um descrédito. No livro, ainda que a história seja uma ficção, há um passo a passo na construção de uma reportagem.

      Jornalistas jovens e velhos não podem deixar de ler. Há inúmeras outras contribuições que García Márquez deixou para a literatura latino-americana. Mas as lições de jornalismo noCrônica de Uma Morte Anunciada são universais. Valem para qualquer  jornalista, em qualquer parte do mundo. 

             Ao se acompanhar o desenrolar da tragédia de Santiago Nasar é possível ver o sangue e o estertor dele contado por várias fontes e entender por que Gabriel dizia que a vida é uma sucessão contínua de oportunidades
 Blog Magno Martins

Nenhum comentário: