sábado, 16 de fevereiro de 2019

O SAMBA DE COCO RAIZES DE TUPANATINGA RECEBE PREMIO EXCELENCIA TLT 2019


 O Grupo de Samba de Coco de Tupanatinga é uma das principais culturas raízes do Município.

por Edimilson
Fotos: Organização do Evento.

Foi nesta quarta feira, dia 13 de fevereiro de 2019, ás 20:30h, na Câmara de Vereadores de Tupanatinga, que a Empresa TLT, concedeu o PREMIO a Josefa Maria Leite, a popular Mariquinha do coco, representante do Grupo de Samba de Coco Raízes de Tupanatinga.

Em sua  8ª edição, aqui em Tupanatinga, a Empresa de Pesquisa e Eventos TLT, inova com a inclusão da cultura em suas pesquisas. O Samba de Coco, pela primeira vez recebe um premio que consolida sua trajetória, mesmo vindo na estrada historicamente desde suas primeiras gerações,  ha quase uns cem anos. Mesmo assim o Coco nunca perdeu seu gingado e continua cheio de esperança.

Apos selar suas considerações de agradecimentos pelo premio, Mariquinha sede espaço para seu Genro, José Luciano, atual presidente da Associação do Samba que ha um ano fora criada. Em suas palavras, Luciano parabeniza ao Grupo de Samba de Coco, pela conquista e agradece aos organizadores do evento pela sensibilidade em acatar a inclusão do segmento da cultura em sua pesquisa, externando sinceros agradecimentos ao representante da  Associação de Cultura, sempre pronto em apoiar o movimento cultural local. Aproveitou o momento diante das autoridades empresariais,  e falou da sua luta em defesa da cultura popular, referindo-se o sonho do movimento em Construir o Museu do coco, para preservação da nossa cultura centenária, e ser espaço de ensaios e oficinas culturais para repasse da dança ás novas gerações.

Ainda com a palavra, falou que atualmente é responsável pelo coordenação do movimento Quilombolas aqui, em Tupanatinga. Informou da entrega da  certificações dos Quilombolas do Boqueirão, Sanharó , Carrasco e Porteiras.


Sobre a nossa Cultura, o Empresario , proprietário da Madeireira Vale, parabenizou também aos organizadores  da Pesquisa,pela inclusão dos valores culturais no evento. Sensibilizado com a luta do Samba de Coco, uma cultura centenária da Cidade e ainda pouco valorizada, prontificou-se em colaborar no que for possível, em prol do movimento. Falou da importaria da Cultura para o crescimento e desenvolvimento das comunidades. Também fez considerações sobre as palavras do Representante da  Associação de Cultura de Jovens de Tupanatinga e Coordenador do Jornal Portal de Tupanatinga, José Edimilson, pelas ações e atitudes louváveis em prol do desenvolvimento Social e econômico local.









Adicionar legenda

Nenhum comentário: