sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

SEJA F**!



Por Francisco Galindo



Hora uma vez. Hora uma vez em quando que a gente inventa de concorrer ao plano de ser melhor. Desvario, mas encargo irrenunciável. Comece pensando que plano é superfície lisa, sem desníveis e isso já anuncia o embaraço da investida: a vida é necessariamente sinuosa.

Ser melhor, seria, num encalço elevado, ser " foda", como proposto por Caio Carneiro, no best-seller que traz esse título inocentemente atrevido. Quando reputamos um " sujeito foda", reconhecemos-lhe uma dissolução de atributos que conferem vantagem, distinção, uma preeminência de instigar inveja. A pessoa que é "foda" distancia-se da gente chã, frequente e prosaica. O " foda"  é o "foda", otimista, determinado e abundante.

O "foda" tem mais "efes" requintados e trabalhosos. Quer ser f***? Seja fogacho, carregue a fogagem do espírito, cultive a inteligência, aceite a iluminação. Seja fogoso. Impressione pelo vigor. Há causas e batalhas imda não feitas, em favor de desvalidas pessoas e desvalidas circunstâncias, contando com a parte que lhe cai bem. Seja fôlego. Seja respiro, onde já se morre sufocado pela desesperança. Seja folião, convertido em divertido, depois de ajudar a vida a ter razões para o riso. Seja fonador. Não deixe calar toda a teimosia do desejo de que a vida se conserte no que tiver de rasgada ou partida. Seja fontanal. Capaz de permitir que a partir de você se estimule a criação do que faz bem, pelo bem do bem semente. Pelo bem do bem, somente. Seja focado. Concentre-se num aperfeiçoamento pessoal que se dignifique por querer sair melhor de si para abraçar o outro.


Quer ser f***? Seja força. Disposto a interromper o repouso dos impassíveis ou a uniformidade dos desanimados. Seja formoso. Não se acanhe de ser tido como aprazível, nem renuncie à amenidade. Seja fortalecedor. Tenha olhos que percebam o que há a ser refeito e tenha mãos prontas para reparar. Seja fovente. Palavrinha inusual e pronta para qualificar sujeitos que favorecem e auxiliam. Seja " foderoso"!
O tempo de sua passagem, já se sabe, é curto. Não vale viver miudinho, como se viver miudinho rendesse mais. Ser "foda" talvez seja, em resumo, suportar a hostilidade do mundo e fazer do breve o intenso.

Nenhum comentário: