quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Produtores Culturais de Tupanatinga receberam capacitação em elaboração de Projetos Culturais





Oficina Novos Acordes capacitou jovens e adultos na Cidade de Tupanatinga com foco em projetos musicais .



Foram 80 horas/aulas, inciando 18/01/2019  até 10/02/2019, sempre aos finais de semana.

As oficinas ocorreram na Escola Eva Cordeiro, com 10 alunos inscritos na oficina gratuita Novos Acordes - Projetos Sustentáveis de Elaboração de Gestão de Projetos Culturais, da Cidade de Salgueiro, realizadas com  recursos do fundo de  incentivos  a Cultura de Pernambuco -Funcultura. As oficinas foram ministradas pelos professores Jacson Anjos, Bruno Feitosa e Nivaneide Costa, (também coordenadora do Projeto de Oficinas).

O Curso embora tenha sido aplicado na área da musica, não impediu outras linguagens como literatura, patrimônio, cultura popular,   ter  o seu  destaque já  que o  método é o mesmo para todos, favorecendo para  Tarciso que  defenderá projeto de oficina do Samba de Coco, Élton Melo projeto para dimensionar o grupo  Capoeira Nego Fujão de Tupanatinga, Edimilson projeta editar um livro sobre o Patrimônio Cultural material e imaterial do Município, Natália defenderá o primeiro festival de musica, Rodrigues ficou com oficina  para  Teatro, etc.

A realização da oficina foi muito bem aceita pelos participantes que contribuiu para estimular, principalmente os jovens promoteres, a ideia da cultura,  e informações sobre os financiamentos dos projetos que por falta de isentivo, acabam sendo engavetados.

"O Curso foi oportuno por que levantou o astral . Pra mim  por exemplo, foi fundamental.  Acredito que a producão cultural vai dar frutos. Uma galera nova que irá iniciar-se num segmento que está precisando muito. Artistas temos, financiamento sim, falta iniciativa  e bons projetos" Falou Edimilson.

"Parabenizo a Professora Nivaneide e aos demais professores pela seriedade e compromisso com que trataram o curso. Muito obrigado a todos e aos jovens colegas também que nos animam na caminhada. Muito obrigado ao colega e amigo Edimilson que me incentivou demais a fazer o curso. Muito obrigado a todos!, concluiu o novo produtor cultural Élton Melo.

Umas ações do Cursos foi levar ao conhecimento dos participantes informações  sobre  o Edital do FUNCULTURA, que todos os anos,  financia   projetos selecionados em todo o Estado de Pernambuco.

O Curso também contribuiu para instigar nos novos produtores de cultura, a busca, a investigação em sua comunidade sobre as necessidades e  as problemáticas que precisam ser solucionadas e fazerem um diagnostico que apontem que tipo de projeto cultural possa contribuir para solucionar aquela necessidade cultural.


Natalia Sanches, destaque com potencial em trabalhar com produção musical


Mateus observou que poderá contribuir com uma produção de um livro de receitas da articulinaria pernambucana



A Associação de Cultura e Jovens de Tupanatinga vai produzir um livro/catalogo sobre o Patrimonio cultural do Municipio.

Tacisio, vai defender a cultura da familia, O Samba de Coco

Elton Melo, defenderá a grandiosiade da Capoeira Negro Fujão de Tupanatinga


                   Professor de Musica,Jacson e os novos Produtores Culturais

          A Grande revelação do Designer vai entrar na Moda com grande Estilo

Rodrigues, oficina de Teatro para inicante



Professor de Musica trouxe  a historica da musica brasileira e os seus desafios

Nenhum comentário: