quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A VERDADEIRA IGREJA

“Procuro uma igreja onde o centro da vida litúrgica e espiritual seja Jesus e sua mensagem de libertação e esperança.

Procuro uma igreja que anuncie o Evangelho libertador de Jesus, e não as idéias dos seus pregadores oficiais(idéias sempre próximas dos interesses materiais e das ideologias).

Procuro uma igreja onde se possa orar conforme o ensinamento de Jesus; no silencio interior onde se escuta a voz de Deus; Uma igreja onde as celebrações litúrgicas se assemelhem a suaves canções a penetrar nos recônditos da alma.(A igreja do barulho dos trios elétricos e das palmas mecânicas é igreja espetáculo, jamais cenário de oração fecunda e lugar de encontro espiritual dos homens com o seu Deus).

Procuro uma igreja solidária e fraterna, onde todos possam se sentir parte de uma mesma família e a santidade seja atribuída apenas a Jesus, ele sim, caminho, verdade e vida.

Procuro uma igreja onde seus dirigentes não a gerenciem como uma empresa de artigos ou um supermercado da fé. Uma igreja solidário aos homens em seu trajeto histórico permeado de fracassos, erros e sólida, mas um caminhar também assinalado pelos momentos de soerguimento, refazimento da esperança e reafirmação da vida

Procuro uma igreja onde os pecadores sejam acolhidos como irmãos e participes da aventura comum da humanidade, e não sejam julgados segundo os critérios morais e o humor dos lideres religiosos e seus dedos em riste.


Procuro uma igreja que seja servidora dos homens, combatente ao lado dos pobres, animadora das utopias humanas por um mundo de fraternidade universal.

Oxalá exista uma semelhante igreja! Certamente sabe-se seu lugar: o coração dos homens de boa vontade.



Fragmentos de um manuscrito encontrado recentemente numa casa abandonada. Autor desconhecido. (Jornal de Arcoverde – Outubro / 2008)

Um comentário:

Blog do Edezilton disse...

A religião é o ópio do povo.
Karl Marx