segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março dia internacional da Mulher


Hoje, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, comemoramos também no Brasil a data que o mundo inteiro merecidamente consagrou ao reconhecimento da luta, garra e coragem das mulheres ao longo da História.

Em meus 40 anos de vida pública, sou testemunha da disposição, força, capacidade e determinação da mulher brasileira. Seja no desempenho de mandatos e cargos públicos, seja na militância partidária, nos movimentos sociais, seja no seu dia-a-dia, na vida familiar, com características ainda mais especiais em nosso país onde milhões delas são chefes de família.

A luta das mulheres continua, cada vez com maior presença e avanços - muitos registrados neste blog - mesmo que estes ainda estejam aquém do que desejamos. A realidade brasileira ainda apresenta desigualdades inaceitáveis entre homens e mulheres. Elas ainda ganham salários inferiores aos dos homens, sofrem discriminação no emprego, são preteridas em seleção para cargos e são as maiores vítimas de agressões e violência - lamentavelmente, a maior parte cometida por parceiros.

A primeira presidenta

Há que ter otimismo, esperança, participação e acreditar que quanto mais mulheres tivermos na luta, atuando, mais conquistas e avanços teremos em todos os campos dessa batalha. Acredito que em 2010, a agenda das mulheres, de suas causas e reivindicações, entrará de vez nas grandes discussões e melhorias no país.

Durante seus 30 anos, o PT é o partido que mais tem dado espaço às mulheres, abrigando alguns dos mais destacados e brilhantes nomes da política nacional. Tenho certeza de que vamos continuar avançando no rumo das mudanças. Em 2010, inclusive, estamos preparados para levar, pela primeira vez em nossa história, uma mulher, Dilma Rousseff, a ocupar o mais destacado e poderoso cargo público de nossas instituições: a presidência da República.

A todas vocês, mulheres brasileiras, deixo aqui, minha mais sincera homenagem e o abraço amigo nesta data.
(blog do Zé Dirceu)

Nenhum comentário: