quarta-feira, 28 de julho de 2010

GESTORA DE CULTURA PRIORIZA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CULTURA

Muitas pessoas têm comentado sobre "O dia da cultura" reservada na programação da festa multicultural que se inicia agora em Agosto, a tradicional festa de santa Clara. Parabéns para os organizadores da festa e pela saudável intenção.

Algumas pessoas também têm cobrado sobre a participação da Diretoria de Cultura na referida programação. Parabéns para essas pessoas pela cobrança e lembrança da existência da Diretoria de cultura.

Na realidade Tupanatinga não tem uma diretora de fato. Mas é um fato a boa vontade do Prefeito Manoel Tomé em constituir um sistema de cultura em nosso Município. Para isto o Prefeito convidou a Professora Eliane Ferro de Oliveira para a missão de organizar a parte burocrática que atenda a exigência do Ministério da Cultura.

Segundo Eliane Ferro, o foco no momento é estruturar e organizar a parte documental para que tenhamos instrumento forte de gestão de política pública de cultura e integrado ao sistema nacional de cultura, para aplicar de maneira mais convergente os recursos públicos priorizando naquelas linguagens artísticas que têm menos apóio do mercado, da iniciativa privada e principalmente daquelas excluídas do apóio do poder público que o caso do folclore e a cultura popular, etc.

Umas das iniciativas importantes já tomadas pelo Município foram a realização da primeira Conferência Municipal de Cultura e a inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura.

Outras atividades são os fóruns regionais que têm a participação dos artistas representantes de cada linguajem que juntos repassam experiência e têm contribuído para organização destes em suas localidades. Conforme informa a gestora responsável Eliane, aqui já vem sendo estruturados alguns grupos, como samba de coco, capoeira, banda de pífano, a musica, artesanato e a pintura.

Segundo Eliane, está sendo também planejado o cadastro dos artistas locais na FUNDARPE -Fundação de arte de Pernambuco.

Com base na PEC 416, o Sistema Nacional de Cultura funcionará em regime de colaboração, de forma horizontal, aberta, descentralizada e participativa. O sistema será formado pelo Ministério da Cultura; pelo Conselho Nacional da Cultura; pelos sistemas de cultura de estados e municípios; por instituições públicas e privadas ligadas à promoção de atividades culturais; e pelos chamados subsistemas complementares, que incluem os sistemas de museus, de bibliotecas e de incentivo à cultura. (site do MinC.)

Como vimos a cultura é ampla e tem uma abrangência extraordinária, mas seu conteúdo ainda é muito limitado. Para o ex- ministro Gilberto Gil. "A cultura ainda não tem a atenção que deveria ter pelo conjunto dos brasileiros, ainda não é reconhecida como propulsora do desenvolvimento local", afirmou.

É também preocupante a falta de institucionalização da cultura na maioria dos municípios. Pois ainda predomina a cultura acoplada a outras pastas como turismo, educação e esporte. Como é ainda em nossa Cidade.

É o que se pretende priorizar então por aqui, a institucionalização da cultura.

por Edimilson

Nenhum comentário: