sexta-feira, 23 de julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática em Salvador(BA): Tupanatinga também esteve lá!

professores Dilson e Zé Luiz

Há 07 (sete) anos eu entrava no ensino público como Professor concursado do município de Tupanatinga. Lembro-me do entusiasmo do primeiro emprego, curiosamente, a data de minha posse foi aos 19 de maio de 2003 (dia de meu aniversário). Naquela época a Secretaria Municipal de Educação oferecia aos professores novatos e veteranos um curso de formação continuada, ministrado pelos seus “supervisores”. Como naquele ano, estava terminando a licenciatura em Matemática, os encontros que mais gostava, claro, estavam ligados a Matemática, mas em todos daquela equipe, de qualquer que fosse a área, indistintamente, exalava o sentimento de compromisso e a vontade de acertar.


Os burburinhos sempre haviam, quem são eles? O que estão pensando? Querem me ensinar a dar aulas? Pois, bem, resolvi não dar ouvidos a esse tipo de comentários e passei a apoiá-los da melhor forma possível, aprendendo. No caso da matemática foram muitas as lições, tanto, que na minha Especialização, 03 anos mais tarde, muito do que ouvi falar nas antigas salas do casarão..., foi simplesmente confirmado pelos doutores e mestres que encontrei no curso. Muito obrigado a todos.


Porém hoje vim para falar de um cidadão Tupanatinguense que falava de umas coisas estranhas, como Mestrado, Doutorado e outras tantas, que pareciam longe de nossa realidade. Sempre nos encontrava e se punha a falar de seus sonhos. Pagou para ver! Assumiu as responsabilidades de querer fazer dos seus sonhos: realidade!

Que José Dilson é um batalhador e que tem vencido na sua carreira profissional nós já sabemos. E até devemos nos orgulhar, por que ele se orgulha de dizer de onde veio.

O fato é que, ele e tantos outros filhos de Tupanatinga, atuando em nossa terra ou nos mais longínquos rincões, representam e desempenham seu papel de forma brilhante.

No entanto, dizer é uma coisa, ver e vivenciar um pouco disso é outra completamente diferente.
Esse papo todo é para dizer que entre os dias 07 e 09 de julho estive em Salvador. Naquele período a capital baiana recebeu 4.000 pessoas no X Encontro Nacional de Educação Matemática, num esforço de toda Educação Matemática Baiana através de suas Universidades e instituições ligadas ao movimento.

Eu estava como Professor do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba acompanhando 38 graduandos. O evento foi um sucesso! Apresentamos diversos trabalhos, participamos de diversas mesas redondas e palestras, fomos ao centro histórico (ganhei até tranças nagô).
Bom, mas se me perguntarem qual dos momentos desse mega evento me emocionou? Responderei que foram 03 os mais especiais.

O primeiro foi a minha chegada ao evento, por tudo que me esperava naqueles três dias, isto foi consagrado com a entrada da bandeira pernambucana na solenidade de abertura.

O segundo momento, foi quando fora do evento, no pelourinho, andei pelas ruas e ladeiras imortalizadas por Jorge Amado e seus capitães da areia, ruas e ladeiras de pedra, pisadas e lavadas com sangue negro (nosso sangue).

O terceiro e ultimo foi de novo lá no evento, na solenidade de abertura, onde no discurso dos magníficos reitores das universidades baianas, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, ao falar dos esforços educadores matemáticos disse: “agradeço ao Professor Dilson pelos projetos e ações importantes realizadas em nossa universidade”. Naquele momento, um filme passou em minha cabeça, lembrei de cada momento vivido na rede municipal de ensino, das amizades que conquistei, das lições compartilhadas.

Foi um momento brilhante, pois aquelas poucas palavras dirigidas a Dilson, eram prova do reconhecimento ao trabalho que ele vem desempenhando naquela região, prova também que Tupanatinga, nossa terra, estava lá.


A foto que decidi publicar não poderia ser outra, prova de que estivemos lá, que tudo foi uma festa, que a alegria e o orgulho que invadiam meu íntimo, precisavam ser compartilhados com vocês. Parabéns pelos teus filhos!

Obrigado a Conexão Cultural pelo espaço cedido, e um forte abraço aos brilhantes educadores, amigos e amigas que fazem a educação de nosso município dentro e fora dele. Axé pra todos!


por Zé Luiz


Parabéns aos ilustres filhos da terrinha que sempre souberam sonhar e viver como águias...pois o mundo é vasto e próspero. A minha grande emoção é que por mais alto que a águia voe ... ela não esquece das origens... e sempre volta a terra para ajudar aos que não alcaçaram voo.

Tanto o Professor Dilson com o professor Zé Luiz, ambos quando por aqui passam, trazem muitas novidades, bons fluidos. Estão sempre bem com a vida e não guardam mágoas nem rancores... Apenas sonham um dia em vê Tupanatinga prosperar... Agradeço aos dois por elevarem o nome de Tupanatinga.

Acredito que seja de muito importância para estimular a auto- estima do povo, poder publicar as boas novas. Qualquer coisa... mandem noticias...

Conexão Cultural.

Nenhum comentário: