domingo, 13 de fevereiro de 2011

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Texto vencedor da Etapa Municipal
Categoria – Crônica

Lendas Urbanas
Joyce Jovelina (Escola Dr. Manoel Borba)

Eu estudo na Escola Mul. Doutor Manoel Borba, situada na cidade de Tupanatinga – PE, uma cidade pequena, pacata, pouco desenvolvida na verdade, mas, com muitas histórias para contar, como a minha, por exemplo.
Estudávamos a 5ª série, era uma dia de prova. Uma das minhas amigas de classe adorava filmes de terror, e não deixava de nos contar as histórias que sabia. Pouco antes da prova, ela começou a contar histórias assustadoras, e eu não pude evitar ouvir, ela contava tão bem que era como se eu estivesse vendo o filme. Sentia-me como uma aquarela: ficava vermelha de curiosidade, roxa de preocupação e branca de medo.
Não consegui me concentrar na prova, estava louca para voltar para casa, comecei a suar tanto que dava para fazer um rio. Cheguei em casa, e parece que de propósito, meu pai começou a contar histórias de mortos, que ele ouvia quando era criança. Passei o dia inteiro pensando nas histórias.
Foram mais de dois dias de terror, e quando eu achava que tudo ia acabar, estava apenas começando. Era noite de domingo, a chuva não cessava. Eu estava assistindo um programa de entretenimento, onde estava passando um quadro “Lendas Urbanas”, e as cenas eram tremendamente horríveis. Como eu estava sozinha em casa, procurei me distrair um pouco, liguei para uma amiga, mas no meio da ligação, surpresa! o telefone foi desligado. Foi aí que eu me desesperei, e para piorar a situação, falta energia.
Sai correndo para pegar meu celular, acendi a lanterna, me sentei no chão, comecei a chorar, gritei, esperneei, e tudo mais que tinha direito.
Eu pensei que fosse desmaiar, quando vi aquela coisa branca vindo em minha direção. Apontei a lanterna calmamente para o ser estranho; e para a minha surpresa, era apenas um gatinho que estava fazendo toda aquela revolução.

E no final, quem estava mais amendrotado era o pobre gato,estava arrepiado de pé a cabeça.
Eu me coloquei a pensar na história toda, e percebi que fiz o papel de palhaça medrosa, covarde e burra por não ter passado na prova de Geografia.




2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o texto da Joice. vocês devem promover a publicação de outros textos, tipo desenvolvimento de projeto com as escolas Municipais, nas aulas atividades (dando mais vida ao tempo de estudo) projeto de produção de texto, dos mais variados gênenros textuais, para que nossos estudantes não façam apenas textos narrativos ou contos(sendo que é muito comum os estudantes iniciarem seus escritos com: Era uma vez)

Anônimo disse...

Gostei muito dos textos que li,nossos aluno precisam cada vez mais serem incentivados ao hábito de ler e produzir textos.A Secretaria da Educação desse Município deve colaborar muito com esses acontecimentos.Assim incentivará os jovens a participar de projetos como esse.PARABÉNS E ATÉ AS OLIMPÍADAS NACIONAIS