segunda-feira, 16 de julho de 2012

PAROQUIA DE SANTA CLARA EM TUPANATINGACELEBRA 800 ANOS DE VOCAÇÃO E CONSGRADAÇÃO DE SANTA CLARA.



Santa Clara é padroeira da Cidade de Tupanatinga, desde quando a pequena comunidade era ainda vila de Buíque e já se chamava SANTA CLARA DE BUIQUE. Depois a vila tornou-se Cidade em 1963 e seu nome acompanhou a identidade indígena da região, passando a Tupanatinga, que traduzindo continuaria sendo SANTA (TUPANA) CLARA (TINGA) mesmo assim até hoje, o novo nome não agradou aos católicos. Com o tempo a questão da nomenclatura não mais incomoda tanto a Cidade que tem seu nome Tupanatinga e a Padroeira é Santa Clara e acabou!

É que os devotos agora tem uma nova questão: A Data da festa comemorativa da Padroeira. Há mais de cem anos se comemorava no mês de agosto, agora estamos em adaptação comemorando pelo segundo ano, no mês de Julho, do dia 7 a 16.

Este ano então, a festa está celebrando os 800 anos de vocação e consagração de Santa Clara, com novenas, palestras e muita oração.

A comunidade está participando com muita devoção nunca vista antes. As pregações e orientações dos padres têm sido  de certa forma  bem aceitas e comentadas pelos devotos. Sinal que os participantes  estão mais atentos ao conteúdo da celebração.

A Missa do vaqueiro, neste sábado, dez da manhã, foi um marco que mobilizou toda a comunidade. A procissão na tarde de segunda feira, dando encerramento as celebrações, continua sendo um momento de muita devoção e sempre com total participação da sociedade.

Santa Clara e São Francisco são exemplo de humildade, de Santidade e compromisso para com a vida e o desprendimento dos valores materiais. Suas vidas foram dedicadas exclusivamente a serviços dos excluído.



SANTA CLARA ROGAI POR TODOS NÓS,AMÉM.
Por Edimilson

Nenhum comentário: