segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A MINHA CIDADE TUPANATINGA


A Cidade de Tupanatinga é localizada numa região que durante muito tempo fora habitada por uma nação indígena. A partir do século 19 começa-se seu povoamento com o Sítio de propriedade do Sr. Felipe Neri, pertencente à Cidade de Buíque.  Devido a grande quantidade e qualidade de agua existente na região, os viajantes que por ali passavam iam fixando residência e no decorrer de algum tempo o Sítio tornara-se uma pequena vila.

O Sr. Felipe Neri, possivelmente descendente de escravos, grande detentor das terras cedeu uma área ideal para que a comunidade construísse uma capela. Outro senhor chamado José da Silva, foi até ao estado da Bahia e comprou uma imagem para a capela. A imagem era de Santa Clara, nome que passou a denominar a pequena vila que se formava.

Distrito criado com a denominação de Santa Clara, pelo decreto-lei estadual, nº 235, de 0912-1938, subordinado ao município de Buíque.

Em 1944, por deliberação de autoridades governamentais o jornalista historiador Mário Melo, foi designado para uma revisão nos topônimos das localidades pernambucanas, resultando, assim, a substituição do nome de Santa Clara para Tupanatinga, vocábulo indígena que significa: deusa branca. (SANTA=DEUSA=TUPANA e BRANCA=CLARA=TINGA), portanto TUPANATINGA.

Elevado à categoria do município com a denominação de Tupanatinga, pela lei estadual nº 4959, de 20-12-1963, desmembrado de Buíque e Inajá, sede no antigo distrito de Tupanatinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-03-1964.


por Edimilson 

Nenhum comentário: