quarta-feira, 22 de maio de 2013

PREFEITURA INICIA LIMPEZA DO AÇUDE DO BOQUEIRÃO

A Prefeitura Municipal  de Tupanatinga iniciou nesta semana, a  limpeza do açude do Povoado Boqueirão. 


O Açude  secou durante a estiagem  que estagnou toda a região, matando de sede e de fome todos animais da região deixando em situação de flagelo a maioria da população.

O Trabalho está sendo executado com uma maquina de grande ´porte  e quatro caçambas também turbinadas que vão aos poucos  retirando todas  as metralhas , mesmo assim o tempo previsto para o termino pode passar dos 60 dias, segundo os responsáveis pela obra.

Com a retirada de todo barro  e pedra, espera-se que seja aprofundado em uns 5 m  e com a limpeza o açude ganhará uma nova dimensão   que o  transformará em  um grande  reservatório  com capacidade de  armazenamento de água  de suprir toda a região e por mais umas boas décadas.

Considerando que o açude possa receber reforço das águas do Rio São Francisco, caso se concretize  a tão  sonhada obra da transposição, aí seu moço, nunca mais o açude seca não. Aí o sertanejo já pode até pensar em  irrigação,   aumentar a criação  e a fé em mais um Santo só aumenta a procissão: São Francisco sim senhor!

O Açude do Boqueirão é uma obra histórica e de grande importância  e   devido ao seu tamanho consegue armazenar grande volume de água  que    mesmo em tempo de estiagem,  atravessa décadas e décadas abastecendo toda a região, daí a sua importância para a  população. Segundo os moradores da região, como o líder Cicero de Gregório,  desde sua construção em 1956, o açude secou apenas duas vezes  e não daria para imaginar essa região sem a existência deste açude. É daqui que toda população do Boqueirão e sítios vizinhos  se abastecem com fartura, afirmou  o ilustre morador Cicero de Gregório. Também desde sua construção o açude nunca recebeu uma reforma ou limpeza. 

Nenhum comentário: