sexta-feira, 31 de maio de 2013

TUPANATINGA REALIZA 2ª CONFERENCIA DE CULTURA

A Prefeitura de  Tupanatinga, através da Secretaria Municipal de Cultura, convoca toda a classe artística, professores, autoridades  politicas  e comunidade em geral  para a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura, de 10 a 11  (segunda e terça -feira)  de junho, no CINE CLUBE DEUSA BRANCA,  na rua Largo do Comercio, 43- Centro, ás 19:00hs.

 Durante a Conferência serão referenciados assuntos de interesse da segmentação  cultural  do Município.

Para a Secretária de Cultura Eliane Ferro, a  2ª Conferência  faz parte institucionalização da cultura em nosso Municio que através dela,   dar-se-á  a conclusão  da  criação do SMC(SISTEMA Municipal DE CULTURA)  que depois de cumprida as exigências do SNC(SISTEMA NACIONAL DE CULTURA)  ao qual o município  já está integrado, passaremos a  segunda etapa que a implementação.(por Edimilson)

Durante sua participação Oficina de implementação do SNC, em Recife, em entrevista ao do MINC.,  falou da conclusão final do SMC. 

RUMO À 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
A Oficina de Implementação do SNC também atentou para um fator importante ao desenvolvimento de ações alinhadas ao SNC: a 3ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em Brasília no mês de novembro. Este ano, o evento tem justamente o Sistema Nacional de Cultura como tema. Para que os municípios e estados participem da 3ª conferência Nacional de Cultura, é necessária a realização de conferências para aproveitar os debates entre a sociedade civil e o poder público, que comporão conselhos representativos de vários segmentos, a fim de elaborar planos e viabilizar ações integradas.
Para a consultora da Unesco Vânia Brayner, a Oficina de Implementação do SNC é uma oportunidade para que os municípios avancem neste diálogo com a sociedade. “A conferência irá avaliar a execução das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), então é importante que todos se mobilizem. Quem encara a cultura de forma séria e planejada, pode contribuir para o crescimento de um município e estado, ultrapassando o senso comum dos eventos, e contribuindo com diversas outras áreas, como a economia, a educação, o turismo e até a saúde, por exemplo!”
 Entre as atividades coordenadas pelas consultoras e servidores do MinC, destacaram-se as entrevistas embasadas na situação atual de cada município presente, para sintetizar o aproveitamento das respectivas secretarias de cultura na aplicação do SNC. Esta fase propôs a divisão dos gestores participantes em três grupos distintos que discutiram instâncias de articulação, pactuação e deliberação, como os conselhos de política cultural, conferenciais de cultura e comissões intergestores.
0050
Secretária de Cultura de Tupanatinga, Eliane Ferro.
 Para a Secretária de Cultura de Tupanatinga, Eliane Ferro, a Oficina de Implementação do SNC confirmou que a cidade está no caminho certo. Segundo a gestora, o município já possui um conselho formado e encontra-se em fase de conclusão de seu Plano Municipal de Cultura: “O que presenciei nesta iniciativa do MinC me deixou muito feliz, pois vi que Tupanatinga está num processo bem adiantado neste sentido. Após a entrega de nosso Plano Municipal de Cultura, entraremos imediatamente nas discussões acerca do Fundo voltado ao setor. Eu devo salientar que este êxito tem a participação atuante da sociedade civil, através de nossos artistas e produtores locais, que fazem parte de um cadastro municipal organizado com o intuito de aproximar a esfera pública junto aos cidadãos. Ainda há muito a se avançar, mas estamos cumprindo nossas metas e isto é muito gratificante”, afirma.
blog da RRNE

Nenhum comentário: