domingo, 14 de fevereiro de 2016

Em exposição, a Escola municipal Eva Cordeiro retratou o nordeste encantado de Ariano Suassuna.

       O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro, na praça Cel. José Emílio de Melo, em Tupanatinga.  


O projeto escolar buscou homenagear o autor, poeta e escritor, um dos grandes nomes da Cultura Nordestina, Ariano Suassuna. Uma viagem pelo sertão do poeta com todo seu encantamento pela cultura popular, com exposição sobre a vida e obra do artista, oficinas, palestras e apresentações culturais despertou a curiosidade de grande parte comunidade pelos  seus escritos encantadores.

Segundo os organizadores O Nordeste Encantado de Ariano Suassuna veio para mostrar aos alunos e comunidade a vida e obra desse autor paraibano, da pequena Taperoá, lugar onde viveu sua infância e adolescência e aprendeu a cultura da região e interessou-se pelo homem nordestino, seus causos, costumes e questões.


  O projeto envolveu alunos da Escola Eva Cordeiro que juntos com os professores estudaram a obra do Mestre Ariano, participaram de palestras e oficinas sobre literatura popular, cordel e dramaturgia, visitaram a cidade de Taperoá, cidade cenário da grande obra teatral “O Auto da Compadecida”.
 Na cidade de São Jose do Belmonte, interior de Pernambuco visitaram também a  Pedra do Reino, na Serra do Catolé, espaço onde foi palco, em 1938, do "movimento sebastianista" liderado pelo autoproclamado rei João Antônio dos Santos, e que inspirou outra grande obra do escritor o” Romance d'A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta”, publicado em 1971 e tema de minissérie da TV Globo. No Centro da  Cidade ainda visitaram  o Memorial da Pedra do Reino, acervo onde estão arquivados livros, quadros, documentos e registros fotográficos do movimento que ocorreu no município.






Adicionar legenda



Adicionar legenda


Professoras visita esposa de Ariano em sua  residencia em |Recife

Professores e alunos em Taperoá-PB e artista plastico Dantas Suassuna

PARCERIA DO SESC LER BUÍQUE PROPORCIONOU OFICINAS E PALESTRAS NA HOMENAGEM AO POETA PARAIBANO MAS DE CORAÇÃO PERNAMBUCANO, ARIANO SUASSUNA.

foto blog arte e cultrura - Apresentações culturais no Cine Teatro Deusa Branca






Banda de Pifano da Serra dos Dé.

Repentista Rinaldo Aleixo
Professores cuidando do planejamento tecnico  do projeto


ARRASTÃO CULTURAL AGITA E CONVIDA A COMUNIDADE PARA PRESTIGIAR O EVENTO. É HORA DA CULMINANCIA E DIVULGAR O GRANDE PROJETO

Professores e alunos vestidos no clima armorial saem as ruas para divulgação do projeto acompanhados de artistas locais, convidando a comunidade para a culminância do Projeto,  informando a programação cultural com palestras, apresentações culturais, teatro e a exposição da vida e obra do escritor Ariano Suassuna.
Secretaria Muncipal de Educação

Secretaria Muncipal de Agricultura

Secretaria de Assistgencia Social 

Divulgação nas ruas da Cidade

Divulgação na Sede da Prefeitura 

Entrega de Convite à Camara Muncipal de Vereadores de Tupanatinga 















































































































Nenhum comentário: