quarta-feira, 1 de abril de 2009

Samba de Coco Raízes de Tupanatinga


Os componentes do Grupo atual são da segunda geração de uma família tradicional de Tupanatinga que tinha o samba quase como religião. Grandes Mestres como Julio de Ocrísio e Manoel de Ocrísio foram os responsáveis por inserir na família esta dança que, desde então, tornou-se um patrimônio da família e de toda geração futura.

Atualmente o grupo é formado por uma nova geração de Sambistas descendentes da mesma família, como: Bia Dandô, Mariquinha do Coco, Gerson França, Severino Carqueijo, Manoel de Maçu e tantos outros. Já dançaram em várias cidades vizinhas, inclusive em Recife. Nos tempos em que não se apresentam oficialmente, dançam somente em suas casas. Há três anos foram redescobertos por alguns alunos da Faculdade AESA, em suas pesquisas sobre a cultura local. Graças a estas pesquisas o Grupo está dançando em Escolas Estaduais e Municipais; sempre atraindo admiração e respeito do publico que o assiste.
O Grupo traz a arte do samba de coco tanto na dança como na sua musicalidade, e representa, hoje, a maior manifestação cultural de Tupanatinga.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Consagração do Carnaval de Tupanatinga





A MAGIA

O Carnaval do interior do estado demonstra a grandeza de que os pernambucanos são bons foliões e faz da folia carnavalesca um espaço não só de lazer, mas também para manifestar suas emoções, desalentos, historia e, sobretudo cultura.

Tupanatinga, 300 km da capital, localizada no agreste do estado, ainda não é alternativa maior para os foliões das cidades vizinhas devido à falta de ingredientes culturais associados ao carnaval que tenham por objetivo elevar nossa auto-estima e resgatar o passado carnavalesco históricos. Embora, asseguramos, o nosso Carnaval tem potencial superior a muitos Carnavais da região.

No nosso Carnaval é o Frevo que contagia: o ritmo Pernambucano incendeia e eletriza os foliões.
No quesito originalidade o nosso carnaval tem uma longa historia caracterizada por um povo que sempre amou e fez o Carnaval de rua: desfiles, concursos de rainha, reis momos, papangu, Zé Pereira, blocos, banho de chuveiro, etc.

Com a participação de grandes foliões de varias idades: velhos, adultos, jovens e crianças que foram fazendo história, isso de longas datas, época em que não havia recursos governamentais.
Grandes foliões como Seu Dodô, Seu Marcos Serafim (primeiro fotografo da Cidade), Pedro Ferro, Pedro Gomes, João de Isaías, José Elói (Dê) e o vereador Idelfonso muito fizeram para que esta festa se perpetuasse por todas as gerações. Foram os precursores da uma geração de jovens foliões que faziam dos três dias de carnaval um grande momento de alegria e descontração, numa época de grandes dificuldades e empobrecimento generalizado no interior deste Pais.

Hoje, nosso carnaval continua esbanjando criatividade e satisfação. Poucos são os jovens que se ausentam da cidade, apesar das boas opções em Cidades como Buique e Arcoverde. É aqui, em Tupanatinga, que os nossos foliões mais se divertem.
.
O GALO, APESAR DO SUSTO, APROVOU O FREVO E NO PRÓXIMO ANO QUER MAIS

Para conferir a presença do Frevo em nosso Carnaval, o GALO DA MADRUGADA, diretamente do Recife, Capital do Frevo, mandou seu representante que nos prestigiou com sua beleza, requinte e majestade: esteve todo o tempo sinalizando sua aprovação e demonstrou contentamento com o nosso Carnaval.
Embora tenha havido um episódio em que ele mudou de cor e ameaçou brigar de galo; foi quando a banda Arreio Elétrico pousou de vaqueiro e quis transformar os foliões em gado.
As vaias foram unânimes.
A banda partiu para Buique e, o frevo voltou com mais força; o galo tomou de volta sua cor e tudo se normalizou. A banda NAÇÃO BRASILEIRA deu um show de diversidade musical Pernambucana, tocando todos os ritmos: frevo, coco, maracatu, baião, ciranda, maxixe... E ai!... Embocou no mangue: “haja folia e fôlego!... o povo pedindo mais!...” ("A Banda Arreio Elétrico exagerou e não foi respeitosa com a nossa festa").
O GALO DA MADRUGADA feliz com nosso frevo e com a presença do maracatu avisou ao escultor Maciel, responsável pela ornamentação brilhante do evento, que no próximo ano quer está representado em toda a praça e desfilando em toda a avenida.

Os chuveiros instalados, na praça Cel. Jose Emilio de Melo, debaixo de um sol verdadeiramente tropical e ao som de um FREVO eletrizante, foram a dose certa para estimular e arrastar multidões que começam a foliar a partir das 14 horas, e foram até a meia noite. As participações dos blocos realçaram o carnaval com criatividade e animação, fortalecendo a beleza e o encanto da festa: “HAVAINA DE PAU” que já é tradição, e o estreante, polêmico “QUEM AMA PERDOA”, JARAGUÁ, E IDOSOS NA FOLIA. Este participou pelo segundo ano consecutivo. Já conseguiu seu espaço e deu banho de folia, energia e muito frevo. É um dos maiores destaque do Carnaval.
O bloco é um projeto da Secretaria de Assistência Social formado pelo grupo da terceira idade, através do diretor Zairo.

O BLOCO DO JARAGUÁ RESGATOU VELHOS PERSONGENS DO CARNAVAL
.
Um momento de muita importância foi a participação do Bloco do Jaraguá, que sem recursos e imperceptível, resgata com muita propriedade personagens folclórica do nosso carnaval de rua: Jaraguá, papangu, mela- mela e outros fantoches culturais. Idealizado por Amarelinho, o bloco é composto por um grupo de amigos músicos percussionistas que na sexta- feira já começam a batucada, foliando nas ruas e avenidas. O bloco também foi convidado para puxar os blocos das escolas municipais Eva Cordeiro e Manoel Barba que junto com professores e alunos fizeram a abertura do carnaval poucos dias antes do frevo oficial.
O Carnaval de Tupanatinga já se consagrou: Pela qualidade dos seus foliões, pela familiaridade e hospitalidade do seu povo, pela sua historia e sua cultura e, sobretudo, pela paz que proporciona, não gerando violência, consolidando-se em uma festa tipicamente tradicional e familiar, declarou o Sargento GUNTEMBERGUE que esteve de plantão durante todo o evento festivo.







terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ordem e Desordem

Trabalho, dinheiro, amor, chuva
Trabalho, dinheiro, chuva, amor
chuva, amor, amizade, dinheiro

A eternidade em pensar o nada; o mesmo que pensar tudo.

Dia de pensar desejos,
Ou o dia de pensar uma idéia vaga.

Prazer, dor, felicidade
Prazer, dor, agonia...

Tempo, barulho, silêncio
Silêncio, tempo, pensamento

Tempo, eternidade
Eternidade, absoluto.

Edezilton Martins, 24/02/09

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Posse do Prefeito Manoel Tomé



POSSE DO PREFEITO LOTOU A PRAÇA
.
Devido à expectativa do povo quanto à nova administração, visto que o novo prefeito manteve-se calado, a posse do Prefeito Eleito Manoel Tomé lotou a Pça Cel. Jose Emilio de Melo, em frente à Câmara Municipal de Vereadores: O que o prefeito teria a dizer?... Quais seus planos?... Romperia com a administração anterior?...
.
PREFEITO ELEITO PROMETE FAZER UM GOVERNO DEMOCRÁTICO COM PRIORIDADE SOCIAL .
.
Após sua posse na câmara o Prefeito então fala ao povo: Tímido e manso ao falar, respeitoso e sem ofensa, explica aos poucos e com poucas palavras como deverá ser a sua administração. Frisou que governará para todos sem nenhuma distinção ou perseguição, priorizando as políticas sociais para atender aos mais humildes porque suas necessidades são mais urgentes. Concluindo, falou em um gesto simbólico, que a chave da Prefeitura ficaria sob a guarda de Deus, e que precisaria muito da sua inspiração para fazer as mudanças necessárias para promover o verdadeiro desenvolvimento de Tupanatinga.

.
QUINCA DE ELIAS É O PRESIDENTE DA CÂMARA COM RECORDE DE VOTOS: nove a zero.
.
.Os Vereadores empossados elegeram pela primeira vez seu colega Joaquim de Almeida a Presidente da Câmara, com recorde de votos e muita calmaria. Até então as eleições da câmara sempre foram tumultuadas e recheadas de suspense. As últimas, por exemplo, ficaram com a oposição: Luciano Sousa, período 2005/2006, e Ganisse Minervino, período 2007/2008.
.
..
DEPUTADO ISALTINO NASCIMENTO DISSE QUE O GOVERNO DO PREFEITO ELEITO SERÁ MARCADO POR GRANDES OBRAS
.
ISALTINO NASCIMENTO , deputado pelo PT, marcou presença na posse do Prefeito Manoel Tomé e falou dos programas necessários ao desenvolvimento social e econômico que serão destinados ao Município de Tupanatinga.
.
O Deputado teve uma participação decisiva na campanha do Prefeito Manoel Tomé: Veio a posse para reafirmar seu compromisso de campanha. Concluindo seu discurso disse que o governo do prefeito eleito será marcado por grandes obras.








domingo, 25 de janeiro de 2009

O Povo Brasilero e a Ditadura Militar, Parte II

Por Edezilton Martins
.
As mazelas de que, nós brasileiros, somos vítimas não decorrem somente dos efeitos da ditadura militar, embora a ditadura tenha acelerado este processo. Somos vítimas dos aspectos malévolos do pós-mordernismo e do capitalismo.
.
A justificativa para deflagração do golpe foi o flertes do presidente Jango com o socialismo. Não fazendo apologia ao socialismo, este teria agregado outros valores ao Brasil, e não teríamos copiado tanto a sociedade norte-americana. Seríamos diferentes em certos aspectos.
.
É verdade que a ditadura eliminou nossas cabeças pensantes com tortura e morte. Todavia o Brasil, hoje, tem muitas cabeças pensantes. Estes não estão nas salas de aulas. Há, entretanto, diferenças: as cabeças pensantes são, hoje, geralmente individualistas. O homem moderno e capitalista é individualista.
.
A ditadura militar acelerou o processo de construção do brasileiro moderno. Mais recentemente, o processo democrático e a liberdade de imprensa ao escancararem a corrupção mostraram ao homem brasileiro quanto ele é impotente. O monstro na ditadura era o estado, agora é a corrupção. Esta sensação de incapacidade remete-nos ao individualismo, ao não idealismo.
.
O homem moderno e o brasileiro se sentem incapazes, a juventude não ver perspectiva, as escolas não os ensina a pensar.
.
Uma sociedade como somos hoje os brasileiros: sem sonhos e perspectiva, sem valores fundamentais, etc. é uma sociedade esclerosada.
.
Encontramo-nos numa encruzilhada. A justiça, a democracia, a liberdade de expressão, e o desenvolvimento econômico vão aos poucos mostrando o caminho a seguir. Todavia, o caminho completo somente poderá ser mostrado pela educação. A educação brasileira não se apresenta para cumprir seu papel na história. Nossos professores não estão preparados para ensinar a pensar.
.
Entramos, em massa, em contato com a filosofia da índia através da novela das oito da Rede Globo. Parece-nos absurda a divisão de castas indiana. Nós brasileiros, os norte-americanos e outras sociedades temos nossas divisões em castas: brancos e pretos, ricos e pobres, judeus e arianos, masculino e feminino, etc. “Chego a ter um pouquinho de inveja dos indianos quando percebo a sua noção de respeito ao outro, não obstante, sua divisão em castas seja um desrespeito incomensurável”.
.
As escolas, a mídia, os governos, o povo brasileiro precisam passar por um processo de antropofagia, de deglutição desta cultura norte-americana e modelos de modernidade com fito de eliminar aquilo que não se adapta a nossa idiossincrasia. Precisamos deglutir nossas crenças. Precisamos deglutir inclusive a nossa história, porque há muita mentira nesta. O bispo Sardinha talvez não tenha sido comido vivo pelos índios. Havia interesse do governador de eliminá-lo.
.
“A educação tem o poder de fazer a única revolução possível. Por conseguinte, o poder de desconstruir e fazer a história; desconstruir e construir o novo homem, o novo Brasil. Educação não é brincadeira de menino pequeno”.
.
Afora a ditadura da mídia que impera hoje, o monstro da corrupção, a não apresentação da educação, o outro grande mal brasileiro é a desigualdade: “Justiça, desenvolvimento econômico e educação nos tornam iguais”.
.
“A vida não tem mais que duas portas: uma de entrar, pelo nascimento; outra de sair, pela morte. Em tão breve trajeto cada um há de acabar a sua tarefa. Com que elementos? Com os que herdou, e os que cria. Aqueles são a parte da natureza. Estes, a do trabalho (educação). Se a sociedade não pode igualar os que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia moral, pode reagir sobre as desigualdades nativas, pela educação (trabalho)” Rui Barbosa.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Festas em Tupanatinga - parte I

Merece destaque as festas de final de ano feitas pelas escolas Jose Emilio de Melo, e a Municipal Manoel Borba para celebraram as conclusões e formaturas dos seus alunos.
Dia 20 de dezembro foi realizada no Ginásio Municipal a conclusão dos alunos das oitavas séries da Escola Manoel Borba. Um evento requintado de beleza e criatividade. A festa teve inicio com a entrega dos diplomas aos concluintes 2008. Em seguida as autoridades educacionais proferiram seus discursos em prol da importância da formação educacional do jovem e congratularam o corpo docente da referida escola.
O evento continuou com um baile animado com "a banda e orquestra NOSTALGIA", com vários ritmos, desde o forró aos embalos das músicas da Jovem Guarda.
A Orquestra, que é uma das melhores bandas do gênero na região, não foi suficiente para atrair os familiares como é a tradição dos bailes dos concluintes em outras épocas. Esperamos que os organizadores destes eventos( escolas municipais e estadual) procurem nos próximos eventos atraírem as famílias.
.
Este artigo terá sequência com a descrição do Carnaval, que junto com as festividades do mês de agosto, constituem as duas maiores festas da cidade.
.
.













segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Povo Brasileiro e a Ditadura Militar

Por Edezilton Martins e J. Edimilson
.
Os homens sofremos a falta de conhecimento necessário para entender e compreender a realidade e a nós mesmos, o que resulta numa vida fútil, momentânea, sem passado e sem futuro.
Nosso comportamento é movido pela mídia. Não suportamos conviver com o silêncio. O silêncio nos mantém em contato com nós mesmos; e dentro de nós não há nada. A televisão sabendo disso (os canais sensacionalistas) usa locutores e apresentadores que falam sem parar, em tom acelerado, para não darem tempo para os telespectadores respirarem. Porque respirar é mergulhar no vazio de si mesmo. Observe o programa do Faustão da rede Globo.
A mídia, a propaganda, os governos, as empresas utilizam este vazio existencial humano como modo de manipulação. Tudo em função do comércio, do lucro. Afinal o homem sem conteúdo necessitará consumir continuamente para se satisfazer. O homem sem conteúdo elegerá maus políticos, e ainda os transformará em seus heróis. Esta subjeção ao sistema midiático se inicia com o homem já desde a tenra idade. Os pais transmitem para os filhos o mesmo vazio de que são vítimas; o mesmo consumismo besta. No lugar de ensinarem as crianças a serem, ensinam-lhes a terem. Fazem com que as crianças entendam que felicidade é sinônimo de consumo e não de valores, entendimento e conteúdo.
Aí vem a reflexão! A quem isto interessa? Onde nossa sociedade espera chegar com este despreparo?... Até quando a sociedade e a natureza suportarão esta vida consumista, desregrada e agressiva? ...
O homem precisa aprender a pensar como Sócrates, Platão e Aristóteles. As escolas e os pais deveriam proporcionar esta condição. Aí teríamos alunos críticos, com conteúdo, mais comportados. Obedientes, todavia não submissos. Esta ausência de valores percebida na juventude é conseqüência do vazio existencial humano. Há também a ausência de percepção das oportunidades por parte da juventude.
Tratando-se de Brasil, façamos um corte na linha do tempo para enxergarmos onde o brasileiro se perdeu na banalidade: o golpe militar de 64 proporcionou a ruptura entre o brasileiro engajado com as mudanças, o sonho de construção de um mundo de oportunidades, e o brasileiro alienado, fútil. A ditadura que matou, torturou e exilou as cabeças livres e inteligentes de nosso pais dilacerou o que de melhor tínhamos: homens que pensavam, que transmitiam valores e sonhos.
A censura institucionaliza da ditadura militar passou a censurar na imprensa, na arte, na escola e na cultura tudo aquilo que pudesse fazer o homem pensar. Pensar passou a ser proibido. A ditadura e a censura criaram uma mídia fútil, manipuladora, a serviço do sistema e do comércio.
Somos uma sociedade perdida. O bandido é o novo herói. O sensacionalismo é o que emociona o telespectador. A música que nossos jovens ouvem é um barulhão sem conteúdo, fútil, sem conteúdo crítico como na musica de um Chico Buarque, sem intervalos entre as notas para respirar como numa bossa nova. Os pais e os professores não têm conteúdo e condições para reverter o status da banalidade, do vazio existencial.
O golpe de 64 deixou-nos órfãos da educação e da cultura. Por conseguinte de valores, de capacidade crítica. Levou-nos ao abismo de nós mesmos. Transformou-nos em patéticos objetos de consumo.
Como os homens as instituições também se alienaram. Também se tornaram produtos de venda fácil. Prostituiram-se.
A luta contra os efeitos da ditadura militar continua: como mudar este retrato? Como romper com esta ditadura midiática? Como nos tornamos indivíduos críticos? Como transformarmos o sistema educacional? Como recuperarmos as cabeças pensantes que a ditadura militar dilacerou? Como recuperarmos os valores? Como voltar a sonhar? Como voltarmos a ser idealistas e revolucionários?... Chico Buarque cantou que “mesmo calada a boca resta a cuca, silêncio na cidade não se escuta...”. Mesmo calada a boca resta a escrita, a história, a literatura. É proibido se calar e aquietar. Sobretudo, é preciso fazer diferente.
Até a pouco tempo se creditava a pobreza brasileira ao fato do país ser subdesenvolvido. Mas agora o Brasil é a nona economia do mundo. A nossa maior miséria não é a econômica, nossa maior miséria é a ausência de valores, de conteúdo, de pensamento crítico; a miséria do nosso sistema de educação. Somos miseráveis porque somos ignorantes de nós mesmos (vazios de valores, sonhos e ideais).

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A VERDADEIRA IGREJA

“Procuro uma igreja onde o centro da vida litúrgica e espiritual seja Jesus e sua mensagem de libertação e esperança.

Procuro uma igreja que anuncie o Evangelho libertador de Jesus, e não as idéias dos seus pregadores oficiais(idéias sempre próximas dos interesses materiais e das ideologias).

Procuro uma igreja onde se possa orar conforme o ensinamento de Jesus; no silencio interior onde se escuta a voz de Deus; Uma igreja onde as celebrações litúrgicas se assemelhem a suaves canções a penetrar nos recônditos da alma.(A igreja do barulho dos trios elétricos e das palmas mecânicas é igreja espetáculo, jamais cenário de oração fecunda e lugar de encontro espiritual dos homens com o seu Deus).

Procuro uma igreja solidária e fraterna, onde todos possam se sentir parte de uma mesma família e a santidade seja atribuída apenas a Jesus, ele sim, caminho, verdade e vida.

Procuro uma igreja onde seus dirigentes não a gerenciem como uma empresa de artigos ou um supermercado da fé. Uma igreja solidário aos homens em seu trajeto histórico permeado de fracassos, erros e sólida, mas um caminhar também assinalado pelos momentos de soerguimento, refazimento da esperança e reafirmação da vida

Procuro uma igreja onde os pecadores sejam acolhidos como irmãos e participes da aventura comum da humanidade, e não sejam julgados segundo os critérios morais e o humor dos lideres religiosos e seus dedos em riste.


Procuro uma igreja que seja servidora dos homens, combatente ao lado dos pobres, animadora das utopias humanas por um mundo de fraternidade universal.

Oxalá exista uma semelhante igreja! Certamente sabe-se seu lugar: o coração dos homens de boa vontade.



Fragmentos de um manuscrito encontrado recentemente numa casa abandonada. Autor desconhecido. (Jornal de Arcoverde – Outubro / 2008)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tudo é Possível

Por Edezilton Martins


Trechos do discurso Martin Luther King:

I have dream (eu tenho um sonho).

Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nossa nação.

De certo modo, nós viemos à capital de nossa nação para trocar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com "fundos insuficientes".
.
Mas nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.


Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
.
Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!

Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma. Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, para muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles é amarrado ao nosso destino. Eles vieram perceber que a liberdade deles é ligada indissoluvelmente a nossa liberdade. Nós não podemos caminhar só.

Nós não estaremos satisfeitos enquanto um Negro não puder votar no Mississipi e um Negro em Nova Iorque acreditar que ele não tem motivo para votar.
.
Link para leitura do discurso de Luther King na íntegra:
http://www.portalafro.com.br/religioes/evangelicos/discursoking.htm


O discurso memorável de Martin Luther King foi proferido em 28/08/63, motivado pela prisão de Rosa Park que se recusou a ceder lugar no assento de um ônibus para um branco como determinava a lei. Nesta época em alguns estados americanos o racismo era institucional.

Hoje (04/Nov/08, 45 anos depois) foi eleito presidente dos EUA um negro, Barack Obama.



Abaixo trechos do discurso de vitória de Obama:

Se alguém aí ainda dúvida de que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força de nossa democracia, esta noite é sua resposta.

É a resposta pronunciada por jovens e idosos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, indígenas, homossexuais, heterossexuais, incapacitados ou não-incapacitados.

Somos, e sempre seremos, os EUA da América.

É a resposta que conduziu aqueles que durante tanto tempo foram aconselhados por tantos a serem céticos, temerosos e duvidosos sobre o que podemos conseguir para colocar as mãos no arco da História e torcê-lo mais uma vez em direção à esperança de um dia melhor.
Demorou um tempo para chegar, mas esta noite, pelo que fizemos nesta data, nestas eleições, neste momento decisivo, a mudança chegou aos EUA.

Não esquecerei a quem realmente pertence esta vitória. Ela pertence a vocês. Ela pertence a vocês.

Esta é a vitória de vocês.

Enquanto comemoramos esta noite, sabemos que os desafios que nos trará o dia de amanhã são os maiores de nossas vidas - duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise financeira em um século.

O caminho pela frente será longo. A subida será íngreme. Pode ser que não consigamos em um ano nem em um mandato. No entanto, EUA, nunca estive tão esperançoso como estou esta noite de que chegaremos.

Prometo a vocês que nós, como povo, conseguiremos.

Haverá percalços e passos em falso. Muitos não estarão de acordo com cada decisão ou política minha quando assumir a presidência. E sabemos que o Governo não pode resolver todos os problemas.

Mas, sempre serei sincero com vocês sobre os desafios que nos afrontam. Ouvirei a vocês, principalmente quando discordarmos. E, sobretudo, pedirei a vocês que participem do trabalho de reconstruir esta nação, da única forma como foi feita nos EUA durante 221 anos, bloco por bloco, tijolo por tijolo, mão calejada sobre mão calejada.

O que começou há 21 meses em pleno inverno não pode acabar nesta noite de outono.

Esta vitória em si não é a mudança que buscamos. É só a oportunidade para que façamos esta mudança. E isto não pode acontecer se voltarmos a como era antes. Não pode acontecer sem vocês, sem um novo espírito de sacrifício.

Portanto façamos um pedido a um novo espírito do patriotismo, de responsabilidade, em que cada um se ajuda e trabalha mais e se preocupa não só com si próprio, mas um com o outro.

E àqueles americanos cujo apoio eu ainda devo conquistar, pode ser que eu não tenha conquistado seu voto hoje, mas ouço suas vozes. Preciso de sua ajuda e também serei seu presidente.

A aqueles que pretendem destruir o mundo: vamos vencê-los. A aqueles que buscam a paz e a segurança: apoiamo-nos.

E a aqueles que se perguntam se o farol dos EUA ainda ilumina tão fortemente: esta noite demonstramos mais uma vez que a força autêntica de nossa nação vem não do poderio de nossas armas nem da magnitude de nossa riqueza, mas do poder duradouro de nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e firme esperança.

Estas eleições contaram com muitos inícios e muitas histórias que serão contadas durante séculos. Mas uma que tenho em mente esta noite é a de uma mulher que votou em Atlanta.
Ela se parece muito com outros que fizeram fila para fazer com que sua voz seja ouvida nestas eleições, exceto por uma coisa: Ann Nixon Cooper tem 106 anos.

Nasceu apenas uma geração depois da escravidão, em uma era em que não havia automóveis nas estradas nem aviões nos céus, quando alguém como ela não podia votar por dois motivos - por ser mulher e pela cor de sua pele.

Esta noite penso em tudo o que ela viu durante seu século nos EUA - a desolação e a esperança, a luta e o progresso, às vezes em que nos disseram que não podíamos e as pessoas que se esforçaram para continuar em frente com esta crença americana: Podemos.

Em uma época em que as vozes das mulheres foram silenciadas e suas esperanças descartadas, ela sobreviveu para vê-las serem erguidas, expressarem-se e estenderem a mão para votar. Podemos.

Quando havia desespero e uma depressão ao longo do país, ela viu como uma nação conquistou o próprio medo com uma nova proposta, novos empregos e um novo sentido de propósitos comuns. Podemos.

Quando as bombas caíram sobre nosso porto e a tirania ameaçou ao mundo, ela estava ali para testemunhar como uma geração respondeu com grandeza e a democracia foi salva. Podemos.

O homem chegou à lua, um muro caiu em Berlim e um mundo se interligou através de nossa ciência e imaginação.

E este ano, nestas eleições, ela tocou uma tela com o dedo e votou, porque após 106 anos nos EUA, durante os melhores e piores tempos, ela sabe como os EUA podem mudar.
Podemos.

Esta é nossa oportunidade de responder a esta chamada. Este é o nosso momento. Esta é nossa vez.

Para dar emprego a nosso povo e abrir as portas da oportunidade para nossas crianças, para restaurar a prosperidade e fomentar a causa da paz, para recuperar o sonho americano e reafirmar esta verdade fundamental, que, de muitos, somos um, que enquanto respirarmos temos esperança.

E quando nos encontrarmos com o ceticismo e as dúvidas, e com aqueles que nos dizem que não podemos, responderemos com esta crença eterna que resume o espírito de um povo: Podemos.

Obrigado. Que Deus os abençoe! E que Deus abençoe os EUA da América!
.
Link para leitura do discurso de Obama na íntegra:
http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1039790&dossier=Elei%E7%F5es%20nos%20EUA


Há muitas semelhanças entre os dois discursos. Difícil não enxergar no discurso de Obama uma continuidade ao discurso de Luther King. Há neles o sonho de igualdade, liberdade e realização do sonho americano.

Obama não faz "o discurso da raça" porque para ele não existe raça. Os EUA entenderam sua mensagem.

Um negro na presidência dos EUA é histórico pelo valor simbólico que representa: a mensagem que transmitirá a todo o mundo, o combate ao preconceito. Um presidente dos EUA negro ,exposto na mídia, representa grande poder de transformar o pensamento estabelecido, os paradigmas.
A expressão "presidente negro dos EUA" não é apropriada. Obama se apresenta como surpa-racial.

Os eleitores votaram por consciência política sem levar em conta a questão da raça. Isto em um país cujo passado bem recente é de confronto entre raças.
Há semelhanças entre a eleição de Obama e a de Lula: ambas são marcadas pela superação do preconceito.

Os EUA mostraram maturidade, superação e racionalismo. O que não quer dizer que não exista racismo no país.

Luther King disse: “I Have dream” (eu tenho um sonho). Obama disse: “podemos”: É como dizer que Luther King sonhou e Obama iniciará mais um período de realização deste sonho. Obama fará isto explodindo o conceito de raça.

Para toda a humanidade é a prova da evolução do pensamento humano. Podemos sonhar com tempos melhores no futuro da humanidade. Podemos visualizar o tempo em que o sonho de Luther King será realidade.

Todavia as mudanças não se farão em passe de mágica. O processo será lento. Contiuará havendo muito racismo nos EUA e no mundo, ainda por muito tempo. Mesmo as mudanças políticas, econômicas e filosóficas.

Uma grande mudança, imediata, será a forma dos EUA tratarem as guerras e os conflitos mundiais, um EUA menos arrogante e prepotente, já que este tema gerou muitos votos para Obama.

O discurso e vitória de Obama deixam uma mensagem de muito poder: "a idéia de que tudo é possível". Isto vale para todo o mundo, sobretudo para o oriente médio devido a ênfase dada a explosão do conceito de raça, uma vez que o oriente médio precisa explodir o conceito de religião.

A mudança conceitual pode se tornar a maior mudança proposta por Obama. Esta é a mais nobre mudança.

Preconceitos como raça, gênero, religião,etc se combatem com educação crítica de qualidade.

I too have dream (eu também tenho um sonho). Eu tenho um sonho de que um dia todos os homens sejam cultos. E assim, livres e iguais.