sábado, 12 de julho de 2008

Memórias de Tupanatinga














Professores da Língua Portuguesa e Alunos da Escola Manoel Borba participaram do Projeto idealizado pelo MEC e Ministério da Educação: OLIMPÍDAS DA LINGUA PORTUGUESA.

As professoras Eliane Ferro de Oliveira, Valéria e Maria Souza Cavalcante desenvolveram com os alunos uma oficina especial de Memórias da Cidade, resgatando um pouco de sua historia cultural, social e política.
Os trabalhos foram focados em pesquisa de fotos e fatos épicos, bem como em entrevistas com pessoas idosas da Cidade, segundo a Professora Eliane.


O resultado do trabalho foi exposto durante todo o evento, na própria escola, e recebeu várias visitas, de alunos da escola e ‘da comunidade.
Num clima de muita curiosidade e emoção, os visitantes não deixaram de registrar os elogios e a importância deste evento: uns maravilhados pelas recordações, outros surpresos com a história registrada.

CADA IMAGEM ABAIXO, REPRESENTA UM PEDAÇO DA HISTÓRIA DA CIDADE:


D. Leninha, Ex-Diretora Esc JEM
Um quadro que chamou atenção foi o painel com exposição exclusiva da Ex-Diretora da E. J. E. Melo, Maria Helena Cursino de Melo. Uma persolinadade importante na história da educação do município, que deixa um legado de saber muito rico.
Exerceu o cargo de direção da Escola José Emilio de Melo com postura. Velhos tempos em que a escola e o professor tinham o respeito merecido na sociedade.
Seria oportuno que, paralelo a este trabalho, fosse aberto espaço para debates e palestras focando a importância da iniciativa deste memorial, e sobretudo da Educação na integração comunidade/familia.
Festa de Formatura realizada no Clube municipal( onde hoje funciona a Câmara). Presentes o Prefeito, Jaime de Melo Galvão e demais autoridades da época.








AS MISSOES DE FREI DAMIÃO TAMBÉM FORAM MARCO HISTÓRICO À MEDIDA QUE REGISTRARAM MOMENTOS FORTES, DE MUITA FÉ E DEVOÇÃO.
Não dá para se falar em problemas sociais, em qualquer parte do nordeste, sem fazer referência à seca. Embora muitos problemas estejam sendo resolvidos hoje, sem que a seca tenha sido exterminada do sertão Nordestino. Hoje graças a tecnologia e investimentos socias feitos na região, o efeito da seca é bem menor. No passado essa politica social era subsídio para os coronéis da politica e o povo se valia da fé. Apelavam para os santos vivos da Terra: Pe. Cícero e Frei Damão.









A Praça Cel José Emilio de Melo, ainda na primeira construção, com a gruta de pedra da imagem de Santa Clara.Ao lado vê-se dois fuscas (automóves importantes na época).



Abaixo, início da construção da Cidade: Canais e calçamentos iam , aos poucos, moldando a paisagem e deixando para trás a imagem fria e pobre da Vila Santa Clara. As crianças curiosas divertiam-se bastante com a chegada do progresso.











Construção do calçamento do Jardim Santa Clara, defronte as casas dos Bancários.









O beco do largo do comércio, também sendo pavimentado. Este beco dá acesso ao Centro da Cidade, sobretudo ao pessoal que vem da zona rural. Muito movimentado nos dias de feiras e festas na cidade.








Início da principal rua do Jardim Santa Clara. À esquerda da rua fica a Escola José Emilio de Melo.










8 comentários:

Blog do Edezilton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Edezilton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Edezilton disse...

Ótima reportagem! Destaco as referências feitas a Maria Helena (Dona Leninha).`Para nós a pessoa mais importante, na época. Atuou singularmente na nossa formação intelectual. Sem ela talvez não fossemos o que somos hoje.
Vivemos,naquela época, nosso momento de modernismo, tropicalismo e antropofagia

ras.com disse...

ADOREI AS REPORTAGENS! CONFESSO QUE ME EMOCIONEI AO VER ALGUMAS FOTOS COMO; ESSA DA DONA LENINHA, DIRETORA DE PULSO FIRME DEVEMOS MUITO A ELA. ESSA DA PRAÇA TAMBEM ME TOCOU MUITO. FOI COMO SE PARTE DA MINHA INFANCIA TIVESSE VOLTADO, APESAR DE VIVER LONGE AMO TUPANATINGA. MORO EM RURÓPOLIS-PARÁ.

Unknown disse...

De uma pequena para uma grande mulher!
"Bem, não sei se algum dia você vai ver isso, se você vai ler esse depoimento.Mas hoje é muito necessário pra mim dizer à você o quanto importante você é em minha vida.
te adimiro muito D.Leninha.

Unknown disse...

Parabens por prtarem reportagens maravilhosas, sobre nossa cidade
assim vcs mantem as pessoas que moram lomge atualizadas.

Unknown disse...

Parabens por portarem reportagens maravilhosas, sobre nossa cidade
assim vcs mantem as pessoas que moram lomge atualizadas.

aparecida disse...

NOSSA ADOREI VER ESSAS REPORTAGENS SOBRE NOSSA SAUDOSA TUPANATINGA. APESAR DE VIVER LONGE AMO DE CORAÇÃO.ESSA FOTO DA DONA LENINHA ENTÃO, NOSSA COMO ELA FOI IM PORTANTE PRA NOS. DIRETORA DE GARRA UMA PESSOA DETERMINDA TEVE MUITA IMPORTÂNCIA NA NOSSA EDUCAÇÃO ADMIRO MUITO ELA.