domingo, 6 de junho de 2010

Estudantes deverão assistir a duas horas de longas brasileiros por mês



Estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas serão obrigados a assistirem, no período de um mês, a pelos menos duas horas de filmes nacionais. A proposta faz parte de um projeto de lei, aprovado em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado, mas depende de exame da Câmara dos Deputados, antes de ser sancionada a lei.


De acordo com o texto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDTDF), essa exibição passa a ser um dos componentes do currículo escolar.
O objetivo, segundo o político, é disseminar a cultura na rede pública a um custo reduzido e despertar nas crianças o interesse pelas produções nacionais.
"Escola sem cultura não é escola.

É difícil fazer teatro em todas as escolas, mas cinema é perfeitamente possível. Com isso, a gente vai criar uma demanda para os filmes no futuro. Quando essas crianças crescerem, vão começar a ir ao cinema com mais frequência, entender e gostar mais dos filmes brasileiros, declarou o senador à Rádio Senado.

ALÉM DA RECREAÇÃO

Para Maria Márcia Sigrist Malavasi, coordenadora do curso de pedagogia da Universidade de Campinas (Unicamp), o projeto é interessante para a formação, mas ele não deve se resumir apenas a uma prática de recreação.

"Tudo depende do método que será utilizado para trabalhar o conteúdo. Dá para aprender assistindo filmes, agora é preciso que o professor que conduz uma atividade como esta esteja muito bem preparado, senão é mais um tempo perdido dentro da sala de aula, diz Malavasi.

Maria Peregrina de Fátima Rotta Furanette, coordenadora do curso de pedagogia Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente, diz que a medida é importante para resgatar a cultura brasileira. Segundo ela, é necessário, porém, criar um projeto pedagógico para que o trabalho dê resultados.

"O professor precisa aprender a escolher bem os filmes assim como está aprendendo a escolher os livros didáticos. Ele tem que saber da qualidade dos filmes de acordo com a faixa etária com que ele vai trabalhar", diz Furanette.

DESAPROVAÇÃO
Em sua página no Twitter, Cristovam Buarque provocou os seus seguidores a dizer o que pensam sobre a proposta. "Minha lei (sic) obriga escola oferecer filmes nacionais, aluno assiste se quiser. Voce acha que é ditadura?"
Em seguida, o senador escreveu: "Surpreso (com a) quantidade (de) pessoas (que) consideram castigo assistir filme nacional. Certamente eles não viram filmes brasileiros quando crianças".

Ao explicar a escolha pela exibição de filmes, entre diferentes alternativas de manifestações artísticas, Cristovam Buarque, segundo publicou a Agência Senado, afirmou que "o cinema é a arte que mais facilidade apresenta para ser levada aos alunos nas escolas". Além disso, disse que o País precisa ampliar a indústria cinematográfica, que hoje depende de financiamento público devido à baixa frequência às salas de cinema.

SAIBA +
A exibição de filmes brasileiros deve ser componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, estabelece a proposta (PLS 185/08). Na justificação do projeto, Cristovam Buarque argumentou que a ausência de arte na escola reduz a formação dos alunos e impede que sejam usuários de bens e serviços culturais na vida adulta.
Para o autor, os jovens ficam privados de um dos objetivos fundamentais da educação, que, em sua avaliação, é "o deslumbramento com as coisas belas".

Fonte: Jornal de Brasília

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc's que fazem o Conexão cultural e Secretaria Municipal de Cultura, criem um projeto "Cinema nas escolas" muitos dos nossos alunos nunca forma ao cinema!!! deem ideias aos responsaveis por educação. um abraço!!!