quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TRANSPOSIÇÃO PODERÁ SER INAUGURADA EM 2012


O governo tentou começar as obras em 2005, mas enfrentou protestos e liminares da Justiça. Somente em 2007 o serviço teve início. No discurso que fez na última terça-feira (17), durante a inauguração da fábrica de dormentes da Ferrovia Transnordestina, em Salgueiro, no Sertão do Estado - por onde também passa o canal da transposição - o presidente falou da sua expectativa de inaugurar a obra que, quando pronta, oferecerá um montante hídrico que será consumido por 390 municípios do Agreste e do Sertão dos quatro Estados do Nordeste Setentrional: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Uma boa parte dele (do canal) vai estar pronta, tanto no eixo Norte quanto no eixo Leste. E, se Deus quiser, a partir do ano que vem começa-se a inaugurar. E se eu puder, vou convidar vocês para dar um mergulho dentro daquela água lá”, disse Lula.

LESTE - O Eixo Leste, que compreende cinco lotes e envolve quatro consórcios diferentes, tem um total de 65% de intervenções realizadas. “Temos a expectativa de concluir as obras deste eixo este ano. A pré-operação (fase de testes) começa no fim do ano e dura quatro meses. Esperamos que comece a funcionar no meio do ano. Todos os contratos das obras civis estão em plena execução”, salienta o diretor do projeto São Francisco, Frederico Fernandes de Oliveira.

Este eixo captará água no lago da barragem de Itaparica, em Floresta (PE), e levará às bacias do Pajeú, do Moxotó e da região Agreste de Pernambuco, chegando até o Rio Paraíba (PB).

Como o trajeto do eixo é íngreme, a água precisa da ajuda de estações de bombeamento para seguir o percurso. São seis no caminho até Monteiro (PB): três em Floresta (PE), uma em Custódia (PE) e outra em Sertânia (PE). No Eixo Norte, há duas, uma em Cabrobó (PE) e outra em Salgueiro (PE), segundo Oliveira, que também afirmou que todas as bombas estão prontas. No entanto, de acordo com documento encaminhado ao Blog de Jamildo/JC Online pela assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, o Eixo Norte necessitará de três estações de bombeamento que sequer foram licitadas.
O conjunto motor, bomba e acoplamento tem 15 metros de altura e 80 toneladas.
NORTE - O Eixo Norte vai de Cabrobó (PE) até Cajazeiras (PB). Tem nove lotes, mas dois deles ainda estão em processo
licitatório. Cinco barragens (lote 5), assim como as três estações de bombeamento (lote 8), ainda não foram contratadas.

Quarenta e dois por cento das obras foram realizadas e o prazo para que tudo esteja funcionando nestes 402 quilômetros é dezembro de 2012. Quatro consórcios foram contratados para o serviço.

Este eixo conduzirá água captada no Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), aos Rios Salgado e Jaguaribe (CE), Apodi (RN) e Piranhas-Açu (PB e RN).

As duas frentes de obras contam com obras feitas pelo Exército, numa parceria entre os Ministérios da Integração Nacional e da Defesa. Os militares estão responsáveis pela construção de canais de aproximação (os que primeiro conduzem a água captada). Duas barragens, as de Areias (Leste) e de Tucutu (Norte) também são fruto da parceria. Esta última deveria ter sido concluída no ano passado.

Nenhum comentário: