domingo, 14 de agosto de 2011

Dias dos Pais


Conselho Ao Filho Adulto
Poeta Sebastião Dias


Por favor, filho querido
Me escute, pense bem
Seu velho pai quer lhe dar
O valor que você tem


Você está na idade
De alcançar a liberdade
De fazer sua vontade
De tornar-se homem também


Tem umas coisas meu filho
Que eu queria lhe dizer
Lhe eduquei como podia
Já cumpri com o meu dever


Você agora decida
O futuro lhe convida
Eu gerei, Deus deu a vida
É você quem vai viver


Tem espinhos no começo
Aguarde flores no fim
Respeite os seus semelhantes
Siga o bom, deixe o ruim


Por onde você passar
Reconheça o seu legado
Pra ninguém se envergonhar
De um filho meu, nem de mim


Defenda a moral sem sangue
Ajude a quem precisar
Quando tiver precisão
Peça um pão, pra não roubar


Ouça o velho, ame o menor
Pense em Deus, faça o melhor
Coma e vista do suor
Que o seu rosto derramar


Não queira nada roubado
Nem um amor por fantasia
Escolha mulher sincera
Para sua companhia


Faça, meu filho, o que fiz,
Veja como sou feliz
Só casei com quem me quis
E sua mãe com quem queria


O mundo tem dois caminhos
Um é certo, outro é errado
Na escolha de um deles
É preciso ter cuidado


Se você não escolheu
Um deles pra ser o seu
Se quiser seguir o meu
O exemplo é meu passado


Mesmo na maior idade
Quero estar sempre contigo
Lhe ensinando bons caminhos
Lhe livrando do perigo


Estando perto ou distante
Não lhe deixo um só instante
Porque de agora em diante
Além de pai, sou amigo


Corra mundos, faça amigos
Conheça o que eu conheci
Transmita o que eu ensinei
Conquiste o que eu consegui


Aproveite a juventude
Ame a paz, honre a virtude
Quando quiser quem lhe ajude
Seu velho pai está aqui




PAI! - ONDE ESTÁS?


Pai, em que brisa, Universo ou estrela tu ti escondes?
És estrela que brilha nesse céu resplandescente?
Por que calaste a voz e foste ao firmamento?
E nos deixastes na saudade, na dor e no tormento!


Pai! - Sei destes passos errantes
Fostes rude, doce, meigo e ignorante
Mas mesmo assim, fostes puro, simples e amante
Dos filhos, dos mais humildes e de toda gente.


Pai, sei que é dureza ser pai
Só queria ser o pai sem os erros que na vida cometestes
Pai com as tuas qualidades e virtudes
Mas não sou um pai perfeito, confesso.


Também como tantos, sou imperfeito
Sei que na vida erros cometo
Mas não quero ser visto pelos erros e imperfeições
Quero simplesmente ser olhado pelo bem que procuro fazer e dar
Quero ser puramente um PAI, verdadeiramente PAI...

Homenagem feita aos pais no dia 08.08.99.


FRASE DO DIA: "Se você não tem mais pai, só lembre das boas lembranças e dos bons exemplos que ele deixou, que dos maus, ficou como lição e, se você ainda tem pai, não faça que ele se pareça com você, que ele não vai mudar, mas sim, tire dele o que de melhor ele tiver para lhe dar como exemplo e lição de vida"


Manoel Modesto



Nenhum comentário: