sexta-feira, 1 de junho de 2012

Agreste Meridional planeja ações da cultura




Agreste Meridional planeja ações da cultura

Diretoria de Articulação se encontra com regiões para discutir a política cultural do Estado
Nos dias 18, 19 e 20 de maio, 26 representantes de cidades do Agreste Meridional se reuniram na cidade de Garanhuns. Numa ação da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE) e da Fundarpe, em parceria o Ministério da Cultura, os dirigentes municipais e a comissão regional de cultura, a atividade teve como objetivo identificar os principais problemas para o desenvolvimento da cultura na região, apontando causas, consequências e ações a serem tomadas.

O planejamento estratégico da cultura para a região do Agreste Meridional teve início na tarde da última sexta-feira (18/5) e encerrou no domingo (20/5). Da jornada de discussões sobre a política pública de cultura participaram dirigentes municipais de Angelim, Águas Belas, Tupanatinga e Jucati. “Considero muito positivo o encontro, percebemos que esta gestão do governo está dando mais atenção ao Agreste, ouvindo e combinando conosco o que é melhor para a cultura”, afirmou Maria Helena, na cidade de Angelim.

De acordo com o diretor de articulação da Secult, Claudemir Souza, durante os três dias de ação foram levantas questões como a valorização dos artistas, o sistema público de cultura, a capacitação, o fomento etc. Para ele, “este planejamento é um embrião do Plano Estadual de Cultura, a ser discutido e referendado pela Conferência Estadual de Cultura, prevista para o próximo ano”.

Ainda segundo Claudemir, para realização de um trabalho de implantação do plano no estado, que tem à frente o secretário Fernando Duarte, “é fundamental que o plano da Secult seja feito com os principais atores do processo de construção da política pública de cultura em Pernambuco: as prefeituras, o Minc e o povo representado pelas diversas linguagens expressas na comissão regional de cultura”, acrescenta o diretor.

Para Lúcio André, representante do Ministério da Cultura no encontro, a construção de um plano estadual de cultura é o primeiro passo para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura. E para a efetivação desse plano, é de fundamental importância que os municípios o conheçam e passem a aderi-lo. “Para que o Sistema Nacional de Cultura aconteça, é preciso constituírem planos, fundos e conselhos municipais de cultura”, acrescenta o representante do MinC/NE.

“Este encontro foi diferente, porque vocês da Secretaria de Cultura do Estado vieram construir com a gente. Antes, eu via o pessoal chegar aqui de salto alto, como se viesse dar ensinamentos. Nós não somos bobos. Vocês estão de parabéns!”, disse Valber Lin Der, titular da linguagem de fotografia na comissão regional de cultura. Outro participante do encontro foi o representante de cultura popular, Agostinho Cordeiro, que ressaltou a importância de a sociedade civil se organizar através das linguagens em seus municípios, e se mobilizar para fortalecer a cultura na região.
Além dessas linguagens, estavam presentes neste encontro nove dos dez representantes eleitos pela comissão, entre eles os delegados de música, literatura, artes cênicas (circo), artesanato, patrimônio, artes plásticas.

O próximo encontro da diretoria de articulação acontecerá na cidade de Salgueiro nos dias 1, 2 e 3 de junho deste ano. Na ocasião, será discutido o planejamento estratégico da cultura nas regiões do Sertão Central e do Ararapipe, uma atividade que reunirá 18 municípios.

Nenhum comentário: