sábado, 30 de junho de 2012

SÃO JOÃO 2012 EM TUPANATINGA

O SÃO JOAO CULTURAL 2012 ACENDEU A FOLGUEIRA DAS TRADIÇOES EM TUPANATINGA
Com a participação das quadrilhas escolares, movimentos culturais e a animação dos sanfoneiros pés de serra, o evento buscou de certa forma acender nas pessoas a verdadeira alegria das festividades juninas e que tanto na tradição como no contemporâneo deve-se destacar a DIVERSIDADE E A INCLUSÃO SOCIO CULTURAL.
No dia 29, além das reapresentações das quadrilhas estilizadas das escolas Eva Cordeiro e Dr. Manoel Borba, destacamos a participação da quadrilha do Povoado do Cabo do Campo, coordenada pela Professora e poetisa Socorro Gomes que há anos vem defendendo a cultura raiz como o xaxado, o baião, samba de coco, etc. Sua quadrilha, por exemplo, mesmo dentro do tradicional aponta detalhe ainda não vivenciado pela comunidade.
A importância da presença cultural em nossa Cidade tem dado rumo destacável em nossa Cidade, muito embora saibam que pouco se tem a consciência dos verdadeiro e real apoio que se deve dar a cultural. Isto se justifica o caos em que a educação se encontra.  O Nordeste, por exemplo, é rico em valores culturais e dimensão diversa em todas as linguagens, musica, dança teatro, cinema, pinturas, artesanato, literatura e principalmente em cultura popular, mas somente graças à força da própria explosão do movimento em si é estamos chegando aos primeiros degraus do reconhecimento.  Nesse contexto, O Nordeste cultura viva deve tudo ao Mestre Luiz Gonzaga e outros movimentos que o apoiou.
O Rei do Baião foi uma das bandeiras mais original que o nordeste assimilou e com ela as portas se abriram e a verdade nua e crua de uma região injusta e abandonada que o país até então não o reconhecia.
O Nordeste já usou a força Bruta do Cangaço do Sertão para chamar atenção  da realidade nordestina. Violência pior do que a seca,  como o abandono por parte das autoridades politicas da região e do Pai, já foi desafiado por Lampião. Mas a cultura com certeza foi e será a grande bandeira de afirmação da democracia em toda a nação. Foi Luiz Gonzaga que a arte popular transmitiu a verdadeira  mensagem do Povo Nordestino, não só ao Brasil, mas ao mundo. Daí a importância da cultura como afirmação de um povo e demarcação de um País como nação.

Nenhum comentário: